27 de abr. de 2010

Sandy lança disco solo com ajuda de Junior e Lucas

RIO - Sandy não esconde a ansiedade. A partir desta terça-feira, quando apresentará seu primeiro álbum solo, "Manuscrito", numa coletiva de imprensa em São Paulo, a cantora sabe que entregará o disco, do qual tem declarado orgulho, ao crivo da crítica e à aprovação dos antigos fãs da dupla que manteve por 17 anos com o irmão, Júnior Lima. Em um vídeo exclusivo, a cantora de 27 anos falou ao site do GLOBO sobre a expectativa quanto à nova fase de sua carreira musical. E disse estar de coração aberto para a reação do público.

- É claro que a expectativa dos fãs gera uma ansiedade em mim. Mas acontece o seguinte: fiz esse disco de acordo com o meu gosto. Sei que o gosto de algumas pessoas vai bater com o meu e o de outras não. Isso é muito natural, eu aceito isso. Mas eu acho que algumas hão de se identificar, isso para mim basta - disse.

Assista à entrevista de Sandy:

Sandy trata o disco como um recomeço, mas uma olhadinha na assinatura das composições mostra que ela foi bem conservadora: limitou seus parceiros ao irmão Júnior e ao marido, Lucas Lima. A exceção foi a cantora e pianista inglesa Nerina Pallot, com quem divide a faixa "Dias iguais". A cantora diz que em "Manuscrito" buscou o máximo de "liberdade criativa possível, sem interferência externa". E classificou o novo lançamento como a "realização de um sonho", como se, pela primeira vez na vida, estivesse no controle da própria carreira / vida. É o que dá a entender a letra de "Pés cansados", a balada que abre o disco, em versos como "Fiz mais do que posso / Vi mais do que aguento" ou "Depois de tanto caminhar / Depois de quase desistir / Os mesmos pés cansados / Voltam pra você".

Da época em que vivia em megaturnês pelo país ao lado do irmão, Sandy se limita a dizer que foram anos de "vida louca". Enquanto esteve em atividade, entre 1990 e 2007, a dupla lançou 16 albuns, vendeu 15 milhões de discos, fez cerca de 1.700 shows no Brasil e no exterior, estrelou dois filmes, um seriado de TV, fez participações em 500 outros programas televisivos, licenciou e vendeu mais de 300 produtos...

Ouça a faixa 'Pés cansados':

- Os 17 anos de carreira com o meu irmão foram tão intensos. A gente tem menos tempo pra pensar, pra fazer as coisas normais do dia a dia - reconheceu.

"Manuscrito" dá a entender que a ultrapopular Sandy busca outra visão (pública?) de si mesma. "Faço planos, casamento, filhos pra criar...", diz em "Sem jeito", uma das poucas das 13 novas músicas em que a cantora deixa o conhecido tom açucarado de lado. É também uma das poucas a sobressair no pop rock produzido por Junior e Lucas, sob a coordenação da própria Sandy. Em "Quem eu sou", mais uma faixa autoafirmativa, ela diz estar "procurando nos meus sonhos / Descobrindo quem realmente eu sou". O disco oscila entre baladas e rocks, capricha na instrumentação com baixos acústicos, órgãos Hammond, sintetizadores, acordeon, mas nada que vá deixar os fãs de Sandy & Júnior de cabelos em pé.


O sonho de Sandy se realizou com direito a mixagem e masterização em Londres. Mas suas pretensões, com o "caseiro" "Manuscrito", são aparentemente humildes.

- Faço musica para me alegrar e levar alguma coisa boa para o publico. O meu lugar no cenário musical setrá aquele que o publico me der, que o publico escolher pra mim - disse ela.

Com todo seu background de popstar, porém, Sandy certamente será cobrada por muito mais do que isso - a começar pela gravadora. Se o público comprar (literalmente) sua nova ideia, em breve ela deverá estar de volta à antiga "vida louca".
Fonte: O Globo