27 de abr. de 2010

"Eu já descansei bastante", diz Sandy em SP

'Manuscrito', primeiro álbum solo da cantora, chega às lojas em maio.
Cantora lança disco durante coletiva de imprensa em São Paulo.

Do G1, em São Paulo
A cantora Sandy durante a coletiva de imprensa onde lançou seu novo CD 
A cantora Sandy durante a coletiva de imprensa onde lançou seu novo CD (Foto: Amauri
Stamboroski Jr./G1)
A cantora Sandy promoveu uma entrevista coletiva em São Paulo nesta terça (27) para divulgar o lançamento do álbum "Manuscrito", sua estreia solo e primeiro trabalho que lança desde o "Acústico MTV" de 2007.

"Eu já descansei bastante", disse a ex-parceira do irmão Júnior. "Quero fazer o que é o meu maior prazer, que é cantar".

Em uma fase em que se diz influenciada por artistas como KT Tunstall, Coldplay, Jamie Cullum e Damian Rice, Sandy  afirma não se preocupar com o perfil do público para o seu novo disco, que deve chegar as lojas no dia 7 de maio após um pré-lançamento on-line.

"Eu quero o público que me quiser. Não estou preocupada com isso, quero fazer música para me divertir", disse.

Sobre a possível influência de jazz que o álbum teria, Sandy diz gostar do estilo, mas revela que não se sente segura em gravar algo no gênero. "Eu não tenho elementos para ousar fazer jazz. É por isso que eu resolvi fazer um disco pop. A diva da minha vida é a Ella Fitzgerald, mas ainda não trouxe isso para a minha música."

Sem compromissosDurante a entrevista, Sandy acenou para uma possível turnê de "Manuscrito", mas afirma que "não promete nada". "Alguns dos músicos da minha banda gravaram o disco comigo - são só cinco músicos. Pretendo sair em turnê, mas ainda tenho que preparar o show todo, pensar no repertório, fazer um show com 20 músicas, algo com uma hora e meia. Talvez a turnê aconteça no final do ano".

Sandy também não descarta trazer músicas do início de sua carreira, com o irmão Júnior, para os seus shows. "Não sei até que ponto seria bom trazer para o repertório. Mas não tem como deixar para trás, faz parte da minha história, e tem muitas delas que eu gosto." Covers também pode fazer parte das apresentações. "Para possíveis versões, talvez eu busque músicas de artistas do pop britânico, ou clássicos mais atemporais como Tom Jobim e Ivan Lins", indica.

Nua nas músicas
A produção de "Manuscrito" ficou a cargo de duas pessoas muito próximas á cantora: o irmão Junior e o marido Lucas, músico da Família Lima. Boa parte das composições foram parcerias com o irmão.
"A 'Dedilhada', por exemplo, ele me mandou por e-mail. O nome do arquivo era referência ao dedilhado do violão, mas acabou me dando a ideia para a letra", diz Sandy.

Ela divulgou também a lista de faixas, ainda sem ordem: "O que faltou ser", "Perdida e salva", "Pés cansados", "Quem eu sou", "Tempo", "Ela / Ele", "Dedilhada", "Sem jeito", "Duras pedras", "Dias iguais". "Mais um rosto", "Tão comum" e "Esconderijo".

Sandy conta que as letras do álbum são bastante pessoais. "De certa forma eu me sinto nua com essas músicas. Mas não sei se as pessoas vão perceber o quão revelador esse disco é. É claro que ninguém sabe o que é meu, e o que é dos personagens que eu criei".