O aconchegante cenário leva o público a uma sala antiga, iluminada por lustres e abajures, e decorada com grandes tapetes, espelhos que se transformam em telões e móveis rústicos. É no meio desta sala envolvente que Sandy está cantando que, "depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmos pés cansados voltam pra você". Neste caso, "você" são cerca de 1.400 fãs que esgotaram os ingressos do Citibank Hall, em São Paulo, para ver na noite desta quinta-feira (25) o retorno da cantora aos palcos, na estreia de sua carreira solo.
A pequena turnê, que começou na sexta-feira (19) em Curitiba, é
impulsionada pelo disco "Manuscrito", o primeiro trabalho de Sandy no
caminho que decidiu trilhar desde o fim da dupla com o irmão Junior, no
final de 2007. "Eu estava com saudade disso tudo. Estou muito feliz de
estar aqui hoje, com esses sorrisos todos voltados para mim", disse
ela. Três anos se passaram e Sandy amadureceu longe das câmeras,
holofotes e grandes públicos. Sua plateia, no entanto, ainda é formada
em grande parte por adolescentes e jovens com o vigor da histeria, que
cantam todas as músicas a plenos pulmões e gritam declarações de
amor.
Sandy abriu o show de
1h30 de duração com a primeira música de trabalho de "Manuscrito", a
balada "Pés Descalços", iniciada ainda sob as cortinas da casa
abaixadas. Das 13 faixas autorais do álbum, apenas "Mais Um Rosto"
ficou de fora da apresentação. E ela não se desvencilhou dos sucessos
que a consagrou anos atrás. "Minha história me dá muito orgulho,
porque o passado constrói o que a gente é hoje. Então quero recordar
com vocês", falou ao incluir em versões rearranjadas "Quando Você
Passa" e "Estranho Jeito de Amar", duas faixas da época de Sandy &
Junior --dessa vez, o irmão estava ocupado com a produção do show.
Com o repertório ainda em construção, Sandy preencheu seu show com
sucessos de artistas que admira. "São coisas que gosto de cantar e de
ouvir", avisou, dando abertura para sua eclética seleção com "Beija Eu"
(Marisa Monte), "Hoje Eu quero Sair Só" (Lenine), "Por Enquanto"
(Legião Urbana), "Casa" (Lulu Santos) e com o pop britânico, que ela
conta ter sido influenciada, de "Wonderwall" (Oasis), "Black Horse And
The Cherry" (KT Tunstall) e "Put Your Records On" (Corinne Bailey
Rae). A inclusão da música de Corinne parece surgir com um propósito a
parte: a postura de Sandy no palco remete à da inglesa que, sem
resvalar no tipo sensual, é econômica nos gestos e expõe com franqueza
sentimentos intensos que opõem-se com a leveza da sua voz.
Acompanhada de uma banda --André Caccia Bava e Maurício Caruso
(guitarras e violões), Eloá Gonçalves (teclados), Alex Heinrich (baixo)
e Adelino Costa (bateria)--, Sandy se dividiu entre o microfone, o
piano, o pandeiro e as batidas em um surdo na música "Sem
Jeito". "Essa música é especial para mim, mas sempre me dá um nervoso
nessa hora", contou ela, ao sentar no piano para cantar "O Que Faltou
Ser". Apesar da insegurança que frequentemente manifesta em
entrevistas ou em sua página no Twitter sobre a pressão de agora estar
sozinha em cena, Sandy estava confiante e à vontade no palco, onde
passou 20 dos seus 27 anos.
Emocionada com a recepção, Sandy agradeceu a cada aplauso e a cada
manifestação do público. E agradeceu muito, como se não tivesse méritos
para a aclamação. Mas os fãs estavam lá para recebe-la, viajando para
as cidades por onde a cantora passa ou levantando das cadeiras
posicionadas na plateia para se amontoar em frente ao palco, enquanto
ela encerra sua apresentação, já no bis, cantando que "todo o medo, o
desespero... vai passar" na confessional "Tempo".
Sandy volta a se apresentar nesta sexta-feira (26) no mesmo local, em
São Paulo, com ingressos esgotados. No domingo (28), ela viaja para o
Rio de Janeiro e sobe ao palco do Vivo Rio, também com entradas
esgotadas. O encerramento será em Porto Alegre no dia 2 de dezembro, no
Teatro do Sesi. Os ingressos estão à venda por R$ 120 (plateia baixa),
R$ 80 (plateia alta) e R$ 60 (mezanino); já não há mais ingressos
para o setor gold.
Veja as músicas que Sandy cantou no primeiro show em São Paulo:
"Pés Cansados"
"Dedilhada"
"Ela/Ele"
"Perdida e Salva"
"Beija Eu" (Marisa Monte)
"Put Your Records On" (Corinne Bailey Rae)
"Tão Comum"
"Hoje Eu Quero Sair Só" (Lenine)
"O Que Faltou Ser"
"Duras Pedras"
"Dias Iguais"
"Wonderwall" (Oasis)
"Por Enquanto" (Legião Urbana)
"Quando Você Passa" (Sandy & Junior)
"Estranho Jeito de Amar" (Sandy & Junior)
"Black Horse & The Cherry Tree" (KT Tunstall)
"Sem Jeito"
"Quem Eu Sou"
bis
"Esconderijo"
"Casa" (Lulu Santos)
"Tempo"