Sandy e Junior estão orgulhosos por seu novo CD. A dupla foi responsável por 6 das 14 músicas inéditas de Identidade. Confira aqui o que os irmãos acham de cada uma das músicas:
1- Música e Paixão
Junior: "Compus essa música quando a gente estava no Chile, em
Viña Del Mar, e foi muito engraçado, porque era de madrugada e eu ficava
no quarto com o violão e o gravador, compondo. Normalmente, quando eu
componho uma música, já penso no arranjo, ela já vem meio que completa
na minha cabeça. Eu já vou bolando tudo, até virada de bateria já fica
na minha memória. Então, quando chegamos do Chile eu fui direto pro
computador. Eu tenho um estúdio pequeno em casa, fui para o Pro Tools e
comecei a programar mais ou menos como eu tinha pensado que ela poderia
ficar. E foi bem próximo do que ficou no CD, na verdade. É muito bacana
fazer um arranjo, poder ouvir depois a música pronta. Porque é conseguir
ver se concretizando o que estava no seu pensamento. Eu mandei a
maquete pro Ricardo Feghali e ele terminou de programar lá. A letra foi
feita pela Dani Monaco, que é uma compositora muito bacana, maravilhosa,
uma superletrista. A gente fez em parceria, porque meu negócio é
música, melodia, harmonia e tal."
2- Encanto (Tema de Acquária)
Sandy: Encanto> foi a primeira música que entrou nesse
CD, a primeira que veio pra gente ouvir. Ela foi feita pelo Luis Gustavo
e pelo Claudio Paladini. A música emocionou a gente logo de cara. Eu
lembro até que a gente estava no carro e eu já comecei a querer cantar a
música na hora. A música veio primeiro em inglês. A gente enxergou essa
música na nossa voz, mas precisávamos de uma letra em português. Então
mandamos pro Maurício Gaetani e ele fez uma letra bem legal: eu dei umas
mexidas, dei umas modificadas, fiz um outro refrão. E o Ricardo Moreira
também entrou na parceria da letra. Então, Encanto tem cinco
parceiros. É uma música linda, está na trilha do filme também. É o tema
romântico de Acquária, tema da Sarah e do Gaspar. Acho que é uma música
superimportante, é o primeiro single do nosso CD. É linda, tem uma coisa
forte e ao mesmo tempo é delicada, tem uma sutileza... O arranjo foi
feito pelo Claudio Paladini e pelo Luis Gustavo, os compositores da
música. E tem alguns loops, algumas programações feitas pelo Otávio de
Moraes. Ficou super-romântica e moderna ao mesmo tempo. O arranjo foi
feito no começo do ano, porque a gente precisava cantar no filme, e o
filme foi rodado em abril e maio. Gravamos o CD somente em julho. Então,
imagina, teve um espaço aí entre a gravação da música e do resto do CD.
E nesse tempo, aconteceram muitas coisas nas nossas vidas. A gente faz
uma música conforme o que sentimos no momento, então, Encanto
acabou ficando um pouco antiga pro CD, o arranjo destoou um pouco. Por
isso mexemos várias vezes, fizemos mais uns três, quatro arranjos até
chegar nesse definitivo. Que ficou ótimo, eu adorei."
3- Desperdiçou
Sandy: "A música Desperdiçou foi feita pela Liah, Dani
Monaco e Rique Azevedo. Esses três parceiros têm várias músicas no nosso
CD, são muito bons, diga-se de passagem! É uma música apaixonante. Meu
irmão recebeu a música e ouviu à noite, eu já estava indo dormir - e ele
ficou tocando, tocando, porque também gostou logo de cara. Eu dormi
ouvindo aquela música e acordei com ela na cabeça. Eu nem conhecia,
nunca tinha ouvido antes. Então, já dava pra ver que a música era boa,
ela tinha uma coisa pop legal. Aí, a gente mostrou pros nossos pais, no
dia seguinte, e eles adoraram; depois, pro pessoal da gravadora e eles
adoraram. Foi unânime. Quem fez o arranjo foi o Feghali e ficou muito
bom, gostei muito. É uma das minhas músicas preferidas do CD. Ela tem
tudo: balanço, charme, alguns elementos diferentes... A gente inventou
umas coisinhas ali, que eu achei que ficaram legais, ficaram simpáticas.
Bom, eu espero que o público goste. Nós acreditamos muito nessa
música."
4- O Mundo que se Vê
Junior: "A música foi composta pelo Victor Pozas, Alexandre
Castilho e André Aquino. O Victor fez o arranjo com o Alexandre e a
música tem uma coisa, assim, meio rock¿n roll que é bem bacana. Ela
passa uma mensagem preocupada com o mundo que está em guerra. Acho que é
meio que uma conscientização da galera. Quisemos gravar essa música até
porque tinha muito a ver com o momento que a gente estava vivendo no
filme. Quando o Victor Pozas mostrou já estávamos na filmagem do nosso
longa. E aí ficou perfeito, encaixou perfeitamente no CD. A gente curtiu
muito gravar essa música. Eu participei também de toda parte da
produção musical, sugerindo o solo de violino do Amon Rá, um amigo meu
que toca muito. Enfim, ficou muito bacana. O Mundo que se Vê tem tudo a ver com o momento que a gente está vivendo."
5- Nada Vai me Sufocar
Junior: "É uma música da Liah, Dani Monaco e Rique Azevedo. Essa
foi a primeira que eles mandaram. Recebi no meio de um monte de músicas.
Dava uma primeira ouvida em todas as músicas que chegavam pra gente
selecionar juntos as que iriam entrar no repertório. Essa música tinha
um arranjo completamente diferente. A gente ouviu e eu falei: 'Gente, o
arranjo está meio estranho, mas a música é muito boa'. Então, botei pra
tocar no meu som, enquanto tomava banho, no quarto, fiquei ouvindo muito
pra ver o que acontecia na minha cabeça. Um dia, no banho, me veio uma
frase, um riff de guitarra... Aí eu parei, me arrumei rápido, peguei o
violão e criei esse riff do começo. Depois disso, o arranjo veio inteiro
na cabeça, já fui correndo pro computador, fiz uma maquete em cima do
original, porque não tinha a música aberta em canais. Quando eu mostrei
pro Max Pierre, vice-presidente artístico da gravadora, ele ficou louco!
Lembro que cheguei até a mostrar pra Ivete Sangalo, quando a gente se
encontrou no camarim lá no Rio, e ela também adorou. Pensamos em quem
poderia fazer o arranjo junto comigo e enviamos a música pro Ricardo
Feghali. Quando a música estava mais ou menos feita me veio a idéia de
fazer um rap que não existia no original. Liguei pro Otávio de Moraes,
nosso baterista no show e um dos arranjadores do CD, também. Liguei pra
ele e falei: 'Otávio, me ajuda aí a fazer uma letra nessa parte, com uma
divisão meio quebrada.' O Otávio é marido da Dani Monaco, que é uma das
compositoras da música, então não teve problema nenhum!" (risos)
6- Você pra Sempre (Inveja)
Sandy: "A música Você pra Sempre, mais conhecida como Inveja,
foi muito interessante. Não posso falar muito dela, sou suspeita,
porque eu a compus junto com o meu irmão. Primeiro eu fiz um refrão pra
ela, veio na minha cabeça uma melodia. Gravei no meu gravadorzinho e
guardei. Ficou um tempão ali. Um dia, estava na fazenda tranqüila,
férias, sabe, a gente fica em contato consigo mesmo... Estava tomando
banho - eu sempre faço música no banho, não sei o que acontece comigo!
-, quando me veio uma letra na cabeça. Estava pronto o refrão, com letra
e melodia. Mostrei pro meu irmão e falei: 'Ju, agora precisa tirar a
harmonia dessa melodia pra gente poder terminar a música'. Ele não deu
muita bola... Me enrolou um pouco. Eu peguei um pouco no pé dele e ele
fez a harmonia do refrão. Depois de um tempo a gente resolveu tentar
fazer um começo pra ela, em casa. O Ju fez a harmonia, fomos criando a
melodia juntos e, de repente, a música foi saindo. Quando a gente viu,
estava pronta, só faltava a letra do começo. A gente tinha gostado pra
caramba. Um outro dia eu estava tomando banho (de novo!) num hotel
quando me veio a letra do começo da música na cabeça. Eram oito horas da
manhã... louco né? Eu só faço nesses horários, assim estranhos! A gente
mostrou pros nossos pais, eles babaram, ficaram impressionados com a
música. Isso foi em 2001. A gente não gravou CD inédito desde então e a
música ficou guardada. Agora, mostramos pro pessoal da gravadora e eles
adoraram também, logo de cara. O arranjo é do Otávio de Moraes e eu
fiquei muito feliz, porque ele pegou bem o que a gente estava sentindo, o
que a gente estava querendo pra música. Ela ficou delicada e romântica.
Eu acho que é muito a nossa cara, o lado mais romântico que a gente
tem. Bom, eu sou suspeita. Não posso falar muito!"
7- Sem teu Amor
Junior: "A história dela é engraçada, porque o compositor dessa
música é um amigo meu, que fazia figuração no programa Sandy e Junior.
Ele é um cara que canta, sonha em gravar um CD, e faz umas músicas muito
bacanas. Ele tinha gravado essa música, assim demo, pra mandar pra
gravadoras e me deu esse CD. Eu curti pra caramba, essa música me chamou
a atenção desde o começo. Também por ter feeling black anos 70. Quando a
gente começou a fazer o repertório eu pedi pra ele me mandar algumas
coisas, porque sabia que ele tinha músicas interessantes. E eu falei:
'Putz, demorou! Por que não? Eu já conhecia a música, já cantava, alguns
amigos já cantavam, aí, resolvi gravar'. Pra fazer um arranjo bacana,
eu queria uma coisa de guitarra bem legal nela. Aí, surgiu essa idéia de
chamar o Davi Moraes pra fazer o arranjo junto comigo e tocar. Eu fiz
uma participação no show do Davi, no Rio de Janeiro, no Ballroom, e a
gente tinha feito essa troca de informação musical, já tava meio amigo.
Então, liguei pra ele e ele topou na hora, ficou louco com a idéia. Eu
mandei a música, ele adorou. A gente se reuniu pra criar o arranjo no
dia de fazer base, já no estúdio. Montamos bateria, guitarra, baixo e
percussão, tudo junto. Quer dizer, cada um num ambiente, e saímos
tocando. Eu cantando, fazendo voz guia, e a gente saiu tocando.
Ensaiamos umas quatro vezes e na quinta, já gravamos. Ela nasceu assim,
meio live, como se fosse uma jam session. Por isso ela ficou com essa
cara tão gostosa de show, ninguém consegue ouvir essa música parado,
ficou com um suingue danado!"
8- Tudo pra te Conquistar
Sandy: "Foi o Ju quem ouviu essa música pela primeira vez. Ele
ouvia quase todas e mostrava pra gente. Foi uma música que me chamou a
atenção, principalmente por ter um clima meio blues ¿ '...Naaão me
escondo...'-, que era muito divertido. A gente achou uma música
divertida, gostosa de ouvir, de curtir. Mostramos para o pessoal da
gravadora e eles gostaram também. O arranjo mudou tantas vezes, porque a
gente sabia muito o que queria dela. E foi o Feghali que fez o arranjo.
Ela também foi feita pela Liah, pela Dani Monaco e pelo Rique Azevedo.
Gravei também no Mosh, em São Paulo, mas algumas coisas foram feitas no
MM em Campinas, que é o estúdio onde a gente sempre gravou, desde o
primeiro CD. Ela tem um estilo um pouco diferente do resto das músicas,
acho que é exatamente por causa desse lado meio blues do começo. Tem uma
referência meio antiga, meio do pré-70, aquele refrão... Então, fica
essa coisa misturada do bluezinho no começo, com esse pop pré-70 do
refrão. É bem bacana!"
9- Conto de Amor
Sandy: "Vou falar agora de uma música linda, que eu adoro, e que é bem romântica. Conto de Amor
foi feita pela Liah e pelo Pedro Barezzi. Ela quase não entrou no CD,
não sei porque, a gente não tinha selecionado. Mas ficou faltando uma e a
gente queria uma música romântica. Pegamos o CD que a Liah tinha
mandado e falamos: 'Bom, vamos escutar de novo, vai que tem alguma coisa
boa e a gente passou batido?' Aí, a gente escutou e eu falei: 'Gente
essa música é boa! Temos que gravar!' O Otávio de Moraes fez o arranjo e
foi tudo de última hora, mas acho que deu muito certo. Eu fui me
emocionando enquanto cantava porque ela tem uma letra linda, uma melodia
encantadora, sabe? Pega no coração. Foi emocionante quando eu gravei.
Eu cantei uma vez inteira. E o Felipe Abreu que estava comigo, me
dirigindo no estúdio falou: 'Sandy, vamos fazer mais uns dois canais
inteiros? Porque eu acho que não vamos precisar refazer muitas coisas,
depois a gente faz aqui a nossa edição. Foi... cantei mais duas vezes e
ficou assim."
10- Libertar
Junior: "Libertar também tem uma história engraçada. A
gente estava viajando, indo fazer show, aí comecei a tocar violão e fiz
os dois primeiros acordes da música, que são lá e si, mas com o si e o
mizinho solto. Termos técnicos. Tocando assim, eu comecei a fazer essa
brincadeira com um nanana, um embromation, falando qualquer palavra em
inglês. Aí nasceu essa idéia do pararan, que tem a ver com a repetição
da mesma melodia, de várias formas. Comecei a brincar com isso, ela meio
que se guiou sozinha. É um tipo de música que eu curto muito, um pop
rock light, não muito pesado, e com essa coisa de misturar orquestra e
cordas. Me encontrei com o Feghali no estúdio para pensar como faríamos o
arranjo, então gravei um violão ali pra ele ver toda a harmonia, a
gente tirou tudo, fez algumas alterações. Foi assim que nasceu Libertar
e ela ficou com uma onda bem gostosa. A música agora está no filme, é o
tema do grupo, da galera ali, e a gente canta no eclipse lunar. A gente
queria colocar no filme, todo mundo estava adorando, mas a letra não
podia ser sobre o amor de um casal, tinha que ser coerente com o resto
da história. Então pensamos em liberdade, em algumas palavras-chave, e
nosso pai veio com a primeira idéia da letra. Aí, tudo ficou mais fácil e
a Sandy já seguiu daí pra fazer a letra de Libertar. Virou uma composição minha, da Sandy e do nosso pai. Virou uma música em família."
11- Quero Você
Sandy: "Quero Você foi encomendada pro Otávio e pra Dani. O
arranjo da música também é do Otávio. A gente ligou pro Otávio e disse:
'A gente quer uma música assim, assim, assim...' E eles fizeram, sob
encomenda. Deu tão certo, ficou bem aquilo que a gente queria. Com um
refrão legal, gostoso de cantar. É uma música bem moderna, dá tanto pra
dançar, quanto pra curtir ouvindo. Tem um lance engraçado: uma vez, a
gente levou essa música pra mostrar pros músicos que fazem o show com a
gente, lá no Credicard Hall. Botamos no sonzão, no PA pra todo mundo
ouvir: como tinha fãs do lado de fora, eles colocaram o gravador debaixo
da porta pra gravar. Ficou até boa a gravação deles! No outro dia,
quando chegamos, estava lá uma galera esperando a gente cantando "quero
você, quero...". Eu perguntei: 'Como vocês sabem isso?' E eles: 'Ah!!!'
(mostrando o gravador). Todo mundo tinha gravado e já estava cantando.
Acho que ela pega, fica na cabeça, é gostosa de cantar. E tem uma poesia
bonita também, não é só a música."
12- Razões pra Sonhar
Junior: "Razões pra Sonhar foi uma música que eu comecei
compondo em casa, também ouvindo coisas no banho. O começo dela nasceu
inteiro assim, o A e o B. Só que eu tinha feito um outro refrão numa
onda meio funk, não tinha nada a ver com o resto da música. O começo
estava tão bonito, mas o refrão não casava. Gravei no meu gravadorzinho e
deixei. Um dia, encontrei o Victor Pozas, que é um dos compositores e
arranjador também. Fizemos o arranjo da música juntos. Eu o encontrei
nas filmagens de Acquária e, por sorte, nesse dia, estavam
gravando mais coisas da Sandy, eu estava descansando. Mostrei essa
música e ele falou: 'Putz, tá lindo o começo! Mas, o refrão não está
cabendo!' Então, a gente começou a tocar, ele pegou o violão, eu também
toquei, e fomos criando o refrão. Eu lembro que como não tínhamos um
gravador, ele gravou no celular pra gente não esquecer. Eu levo o Pro
Tools pra onde eu vou, então, tem sempre um estudiozinho por perto. A
gente começou a fazer o arranjo na hora, no trailer, na filmagem do Acquária.
O arranjo de cordas também é do Victor Pozas. É uma música que a gente
gosta muito. Pedi pra Sandy fazer a letra e, por coincidência, ela já
tinha um poema na mesma onda...
13- 18º (18 Graus)
Junior: "Na verdade, ela começou porque eu estava ansioso pra estrear o gravador que tinha comprado. História engraçada... A 18º
foi uma música que eu comecei a compor nos EUA, no começo do ano
passado, quando a gente foi fazer promoção do nosso outro CD. Eu estava
no shopping e resolvi comprar um gravador, até então não tinha nenhum
gravador pra compor. Aí, cheguei no hotel louco pra estrear o gravador:
liguei e comecei a tocar o violão. Foi aí que nasceu a harmonia da
canção, já com a melodia. Só não tínhamos feito o refrão, ainda. Fui
correndo mostrar pra Sandy, que já começou a pensar na letra. Foi
engraçado, já que eu compus a primeira frase falando em inglês. Quando
não tem letra a gente fica ou no lálálá ou põe qualquer palavra. Eu
lembro que eu comecei com "Come to see the sun", aí a Sandy falou: -Ah,
bacana!. Por isso a primeira frase da música ficou "Venha ver o sol".
Quando voltei ao Brasil fui pra casa do Otávio Moraes fazer o arranjo,
porque o meu estúdio não estava muito legal na época. Ele tinha mais
equipamento lá. A gente fez uma maquetezinha e deixou guardada. Quando
fomos selecionar o repertório desse CD, lembrei dessa música. Mostrei
pro Max, pro pessoal da gravadora, eles gostaram também, então a gente
resolveu gravar. E uma coisa legal é que eu estava com vontade de gravar
bateria em alguma música no CD. Resolvi gravar nessa por ser uma música
nossa, uma das primeiras que eu compus. Eu só tinha gravado bateria uma
vez, pra abertura do nosso programa na Globo. A gente chamou o Davi
Moraes pra participar, pra tocar guitarra, e ele o fez maravilhosamente.
Criou um solo fundamental pra música e gravou guitarras muito bacanas,
também. As outras guitarras foram gravadas pelo Vinicius Rosa. Então,
essa é a história da música."
14- Planeta Água
Sandy: Planeta Água é uma música superimportante nesse CD, porque ela faz parte da trilha do nosso filme Acquária.
É o tema principal, gravamos pro filme. E, nossa! Na minha opinião,
ficou emocionante. O arranjo é do Feghali e ele arrasou! O arranjo tem
cordas e o Juninho fez uns vocais maravilhosos, também. Eu gostei muito.
Foi um pouquinho mais complicada de gravar porque ela não é romântica
mas eu queria interpretar, botar emoção na música. E ela é tão
grandiosa, tão importante... Era uma responsabilidade, porque essa
música é do Guilherme Arantes, tinha sido gravada por ele. E tinha sido
um sucessão! É uma responsabilidade fazer uma regravação, um cover.
Então, a gente falou: 'Bom, vamos lá! Vamos pensar, o que é que a gente
faz?' Tentei várias coisas, mandei a minha voz por um caminho, por
outro, até encontrar a minha interpretação, até conseguir passar a
emoção que eu queria. Acho que ficou bem legal, ficou realmente
grandiosa. E sem falar de amor. Emocionante, mas sem falar de amor! Eu
gostei muito."
Fonte: Terra