20 de fev. de 2004

E-PIPOCA: Acquaria



por Marcel Nadale

Sandy e Júnior e suas contrapartes em ''Aquaria'', Sarah e Kim, são pioneiros - de maneiras distintas. Os personagens, na inóspita paisagem de um planeta Terra muitos anos no futuro, sem nenhuma água. Os atores/cantores, inversamente, em um panorama fecundo, o da retomada do cinema nacional. Sandy e Júnior arriscam-se na ficção científica, um gênero raro na nossa filmografia, e esta ousadia, tal qual a tentativa de sátira aos anos de chumbo perpetrada pela trupe do Casseta & Planeta em ''A Taça do Mundo é Nossa'', é o que de melhor se pode elogiar em ''Acquaria''.
A ficção científica, porém, é dos gêneros mais traiçoeiros. Como não é limitada por uma verossimilhança mundana, abre espaços para que a imaginação voe longe. As infinitas possibilidades conceituais podem embaralhar as prioridades do autor inexperiente, que torna sua obra mais descritiva do que propriamente narrativa. É o pecado capital de ''Acquaria'': a diretora e roteirista Flávia Moraes desperdiça 1h40 de película elucubrando sobre como seria tal comunidade futura, sem nunca de fato contar uma história dentro dela. O descompasso se torna tão evidente que chega a sabotar a exuberante direção de arte: aos poucos, o lindo visual torna-se menos um trunfo que um lúgubre atestado de todo o potencial subaproveitado.
O prólogo ajuda a direcionar erroneamente a expectativa do público, mostrando um casal de cientistas (Alexandre Borges e Julia Lemmertz) prestes a descobrir uma solução para a escassez hídrica que assola o mundo. Entretanto, eles são assassinados por um grupo de saqueadores antes de completarem a invenção. Imagina-se, então, que a tarefa caberá futuramente a seu filho, Kim (Júnior), e seu ajudante, Gaspar (Emílio Orciollo Netto). Anos se passam e eles ganham a companhia do garoto Guili (Igor Rudolf), seu cão Mingus e a misteriosa nômade Sarah (Sandy).
Por incrível que pareça, a atuação de Sandy e Júnior nunca chega a comprometer deliberadamente o filme. Porém, a persona pública da dupla é tão forte que castra, sim, tudo aquilo que ''Acquaria'' poderia ter sido. Epítomes da felicidade e da vida regrada, Sandy e Júnior nunca emprestam a Kim e Sarah o ímpeto adolescente de se rebelar. Eles sempre parecem razoavelmente conformados com a circunstância apocalíptica do planeta. E falta de conflito pode soar ótimo quando a família Xororó sorri para as câmeras na Ilha de Caras, mas é desastre certo no cinema. Ao invés de explorar mundo afora, na aventura pela restauração da ordem, a trama volta-se para o ambiente doméstico, em especial suas relações amorosas e humorísticas. Ou seja, puro tédio insuportável e frustrante.
Gaspar e Sarah ganham uma injustificada e pouco criativa relação de amor e ódio, na qual Kim interfere como o último vértice de um apenas insinuado triângulo incestuoso. Externo a este arranjo, Guili se torna o alívio cômico - que até funciona, se você tem saco para fedelhos de seis anos que agem e falam como se fossem mais inteligentes do que todos os outros adultos. O filme perde (e se perde) ao ignorar o vilão interpretado por Daniel Ribeiro e ao reduzir um ator como Milton Gonçalves a um patético Yoda negro. Ambos não prestam para nada, exceto evidenciar ainda mais o desconjunto da trama.
A precariedade do roteiro vai até mesmo surpreender quem for ao cinema pronto para culpar Sandy e Júnior pelo fracasso, equiparando ''Acquaria'' aos caça-níqueis protagonizados por Xuxa, Angélica ou Padre Marcelo Rossi. Com aspirações mais audazes, o filme dribla bem a vocação para mero veículo promocional de seus astros - mesmo as poucas cenas musicais não irritam tanto. Mas, ainda que com um orçamento superior ao da média do cinema nacional, ''Acquaria'' aparenta não ter obtido cacife para bancar esse próprio blefe - o de uma aventura com aspirações quase hollywoodianas.