28 de abr. de 2007

Quem : Era uma vez...

Encerrando 17 anos de carreira, Sandy e Junior anunciam o último CD em dupla e a separação definitiva. QUEM relembra os principais momentos da trajetória dos irmãos - que, a partir do ano que vem, pretendem seguir na música por caminhos diferentes



IPB Imagem



Na manhã de terça-feira, 17, jornalistas e fãs reuniram-se em um dos salões do hotel World Trade Center, em São Paulo, para o lançamento do novo projeto dos irmãos Sandy e Junior, o primeiro disco em versão acústica da dupla. Iniciado o evento, entretanto, os cantores começaram a dar pistas de que esse não era o único motivo do encontro. Sandy e Junior estavam ali para anunciar que, depois de 17 anos juntos, estavam desfazendo a parceria. 'Esse novo disco, o Acústico MTV, é uma maneira de celebrar nossa carreira e é também o nosso último CD como uma dupla', disse Junior. Sandy afirmou que a decisão foi um processo natural. 'Não posso dizer que foi por causa disso, daquilo... Toda a história da nossa carreira nos trouxe a esse momento.'



Foi a partir de 2004 que eles começaram a se dedicar a trabalhos paralelos. Junior montou uma banda de soul e rock, a Soul Funk, e Sandy passou a investir em apresentações solo cantando jazz e MPB. O anúncio, de certa forma, já era aguardado pelo público. Em uma pesquisa feita pelo site de QUEM, 84,8% dos leitores disseram que estava na hora de os dois se separarem, pois, assim, cada um pode cuidar da sua carreira solo.



Após a gravação do CD e do DVD Acústico MTV, que devem ser lançados, respectivamente, em agosto e setembro, eles percorrem as principais capitais do país com a turnê de despedida - para, a partir do início do ano que vem, começarem a investir em projetos próprios. 'Vivo disso e é o que sei fazer. Do contrário, teria que ir fazer malabarismo em farol. Vou pensar no futuro depois do Acústico. Quero investir muito no meu lado músico e compositor', disse Junior. 'Um passo de cada vez. Estamos encerrando um ciclo para dar início a uma nova história que ainda vai ser escrita', concluiu Sandy.







1991

O primeiro disco de Sandy e Junior, Aniversário do Tatu, chega às lojas e vende 300 mil cópias. Os irmãos tinham começado como dupla em 1990, quando assinaram contrato com a Polygram. Ela estava com 7 anos e ele, com 6. Os três discos seguintes - Sábado à Noite (1992), Tô Ligado em Você (1993) e Pra Dançar com Você (1994) - chegaram, respectivamente, a 400 mil, 450 mil e 500 mil cópias vendidas. Em 1995, Você é D+ superou a marca das 550 mil unidades.









1996

Confirmando o sucesso crescente, o sexto disco, Dig Dig Joy, foi lançado nesse ano já com 200 mil cópias encomendadas. Em 1997, a dupla estréia no cinema, em O Noviço Rebelde, de Renato Aragão. No mesmo ano, Sandy grava com o tenor Andrea Bocelli a canção 'Vivo por Ela'. Em 1998, o primeiro álbum ao vivo, Era Uma Vez Sandy & Junior, ultrapassa a marca de 1,7 milhão de cópias vendidas e eles estréiam o seriado Sandy e Junior na TV Globo.







1999

Nesse ano, a dupla atinge o auge da carreira. O disco As Quatro Estações emplaca seis hits nas rádios e vende cerca de 2,8 milhões de cópias. A turnê, que estreou em 2000, é recorde de bilheteria no Olympia (SP). Sandy e Junior gravam com Enrique Iglesias, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nessa época, a voz de Sandy começa a se destacar. Ela foi eleita a melhor cantora nos prêmios Multishow e Kids Choice, da Nickelodeon.







2001

Sandy protagoniza Estrela Guia, novela das 6 da TV Globo, de Ana Maria Moretzsohn. Contracena com Rodrigo Santoro, Lília Cabral e Carolina Ferraz. Junior faz uma pequena participação. No mesmo ano, lançam o último disco da dupla que vende mais de 1 milhão de cópias (1,5 milhão) e reúnem 1,2 milhão de pessoas em um show em João Pessoa (PB).







2002

A dupla decide investir na carreira internacional e lança um disco com músicas em inglês. Divulga o trabalho nos Estados Unidos e na Europa, mas o CD (Internacional) não faz sucesso fora do Brasil. A partir de então, as vendas começam a cair, ficando sempre abaixo das 500 mil cópias.





2003

Os irmãos lançam Identidade, o 14° CD da carreira. Segundo eles, é o trabalho mais autoral da dupla. Junior participa da produção musical do álbum e Sandy mostra seu trabalho como compositora. O ano também marca a estréia do primeiro filme protagonizado pela dupla: a ficção científica Acquaria (na foto, cena do longa). A audiência não ultrapassa os 850 mil espectadores, um número bem abaixo dos 5 milhões de pessoas esperadas.







2004

Extra-oficialmente, os irmãos começam a se separar. Sandy vai a Brasília cantar MPB a convite do ministro Gilberto Gil. Junior monta a banda Soul Funk. No ano seguinte, ele ganha uma noite fixa no Na Mata Café, em São Paulo, e Sandy canta jazz e MPB no projeto Credicard Vozes, no também paulistano Bourbon Street. Após três anos sem produzir nenhum disco, lançam, em 2006, o que viria a ser o último CD com músicas inéditas, intitulado Sandy & Junior. O álbum não vende mais que 200 mil cópias.





2007

No dia 17 deste mês, Sandy e Junior anunciam a separação. O último trabalho em conjunto será a gravação do CD e DVD Acústico MTV.



Fonte: Quem