29 de fev. de 2012

Baixinhas: veja erros e acertos no uso de saias e vestidos longos

As saias e vestidos compridos estão com tudo, despontando nas passarelas das principais semanas de moda do mundo e nos looks das celebridades nacionais e internacionais. Para as mulheres baixinhas, a opção por este tipo de visual nem sempre dá certo, mas muitas também mostram sabedoria, apostando em truques que alongam a silhueta.
Segundo a personal stylist Camila Almeida, quem não foi muito beneficiada no quesito altura deve ficar atenta a algumas dicas para não achatar ainda mais a figura. Quando o assunto são as saias, ela explica que as lisas são as mais indicadas, especialmente quando combinadas com a parte de cima da mesma cor ou em tons próximos. "Quem quer usar estampa, aposte nas pequenininhas, porque isso da uma ilusão de alguns centímetros a mais", pontua.
As blusas mais soltinhas também são as mais indicadas nestes casos, e o uso de um cinto também pode ser uma ótima saída para fazer as pernas parecerem mais compridas. Por isso, o uso de saias com cintura mais alta é uma ótima alternativa.
A especialista reforça que o sapato também tem uma participação importante para compor este visual. "Talvez uma saltinho, como o anabela ou de corda, que está na moda, pode ajudar neste look. Se preferir rasteirinha, o ideal é que siga a mesma cor da saia, para não quebrar muito a silhueta", indica Camila. Estão completamente dispensados os sapatos sociais com as saias longas mais simples, que combinam com um visual mais despojado.
A mesma regra de estampa e cores se aplica aos vestidos - as mais miudinhas são mais indicadas. Segundo a personal stylist MarciaJorge, é preciso ter cuidado para não pesar a mão no comprimento e arrastar no chão vestidos que não tenham sido projetados com este fim. Além disso, a preferência é sempre para os tecidos e modelos que formem listras verticais.
A especialista também chama a atenção para a importância dos acessórios. "Colares longos ou com pingente no final, brincos compridos e leves e cintos de médios a finos ajudam a alongar a silhueta", explica. Para quem quer parecer mais alta, ela também não dispensa o uso de um saltinho e de bolsas com alças longas.
Sandy: "Ficou ótimo esse vestido nela", opina Camila. "O decote de um ombro só dá uma alongada e o modelo um pouco mais apertadinho acabou desenhando o corpo", reforçou. A personal stylist explica que, se o vestido não tivesse costura na cintura, a silhueta poderia ser ainda mais favorecida.
Sandy: já este look não favoreceu muito a altura da cantora Sandy, explica Marcia. "A saia estampada deu muito volume para a parte de baixo pro corpo dela. Essa estampa com formas arredondadas dá uma impressão de volume. A blusa, também com linhas horizontais, achatou e ficou afofada, parecendo até que ela tem uma barriguinha", afirma.
Fonte: Terra