Estrela-Guia foi uma telenovela brasileira
exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 12 de março e 15
de junho de 2001, em 83 capítulos. Escrita por Ana Maria Moretzsohn com
colaboração de Daisy Chaves, Izabel de Oliveira, Fernando Rebello e
Patrícia Moretzsohn e dirigida por Denise Saraceni. Apresentou a cantora
Sandy como protagonista, Guilherme Fontes como o protagonista masculino
da trama e Carolina Ferraz como a antagonista central.
SINOPSE:
No início dos anos 1980, Tony e seu amigo Bob trabalham numa corretora de valores. Em férias na Califórnia, Bob conhece Catherine, que nasceu e foi criada numa comunidade hippie e se casam. Bob vende tudo o que tem e compra, no interior de Goiás, uma fazenda a que dão o nome de Jagatah (em sânscrito, "Universo"). Neste lugar, junto com Catherine, funda a comunidade Arco da Aliança. Tony batiza a filha de Bob e Catherine, lhe dando o nome de Cristal.
Bob, agora com o nome de Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada), e Catherine, agora Kalinda (Kali, um dos nomes da deusa hindu Sakti), acolhem em sua fazenda pessoas dispostas a viver numa comunidade onde o que predomina é o altruísmo e onde todos acreditam que a virada do milênio não trará destruição e sim recriará esperanças perdidas de paz entre os homens. Seus habitantes vivem em harmonia com a natureza. Não há dinheiro nem posses, tudo é de todos. Cristal é a "estrela-guia" da comunidade e com sua linda voz canta os mantras que repetem os preceitos de harmonia e paz que todos crêem.
Cristal, aos 17 anos, fica órfã e reencontra o padrinho Tony, que não via há 15 anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar com ele no Rio de Janeiro. Tony é um homem estressado pela vida urbana e quase 20 anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, ele namora a socialite Vanessa, sua principal cliente na corretora, mas leva o namoro sem muito entusiasmo. Rica, bonita e fútil, Vanessa é viúva e mãe de Gisela, uma adolescente rebelde que vive em conflito com a mãe que está sempre tentando impor à jovem seus gostos e valores. Mimada e inescrupulosa, Vanessa não hesita em usar o poder do dinheiro para prender o namorado.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e acaba se culpando por este sentimento. Assustado com a intensidade de seus sentimentos, Tony procura Purunam, uma espécie de líder no Arco da Aliança em Jagatah, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda sempre falou sobre os dois como o casal ideal. Com a ajuda de toda comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Ao perceber que Cristal ameaça sua relação com Tony, Vanessa vai jogar pesado para afastar a jovem hippie, contando com a ajuda de uma dupla atrapalhada: sua quase futura-sogra Carlota, mãe de Tony, e amiga desta, Lucrécia. E mais adiante, aliando-se à Daphne, mulher do fazendeiro goiano Alaor Pimenta. Inescrupulosa, Daphne faz de tudo para conseguir o que quer. Perua country, comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Arquiteta golpes para expulsar a comunidade Arco da Aliança de Jagatah. É louca pelo filho,Carlos Charles, um playboy mau-caráter, mas não hesita em usá-lo para conseguir o que deseja. Estimula-o a seduzir Cristal, quando ela se torna a única herdeira das terras que Daphne sabe valerem muito mais do que se imagina. Charmoso e sedutor, o garotão consegue encantar Cristal por um tempo, mas é Gisela quem, desavisadamente, acaba caindo em suas garras e engravidando dele.
Um jovem misterioso surge no Arco da Aliança e desperta o interesse da melhor amiga de Cristal, a doce Sukhi. Santiago, como ele se apresenta, parece um rapaz triste e solitário que vai até a comunidade em busca de paz e refúgio, mas depois a produtora golpista Lalá acaba descobrindo seu passado e revela que além de se chamar Fernando, Santiago tem o dom de curar as pessoas. Ela usa isso para chantageá-lo e fazê-lo de atração para faturar em cima dele. Mas Santiago contará com o amor de Sukhi para se livrar das garras de Lalá.
Enquanto isso Cristal cai nos braços de seu amado, muda-se para a comunidade e marca o noivado para o dia de seu aniversário de 18 anos. Juntos, ela e Tony vão viver na esperança de que o novo milênio devolva à humanidade a paz e a felicidade merecidas.
CURIOSIDADES:
* A atriz Fernanda Rodrigues não é cantora como a protagonista Sandy, mas cantou nos últimos capítulos da trama.
* A personagem Cristal foi escrita especialmente para a popstar Sandy. As únicas experiências dela como atriz foram no seriado "Sandy & Junior", na própria Globo. Assim como Sandy, seu irmão Júnior, também participou da trama, como o malabarista Zeca.
* Estrela-Guia marcou o retorno de Guilherme Fontes às novelas, que estava afastado desde O Rei do Gado, há cinco anos, em 1996, por conta do seu envolvimento com a direção do filme Chatô.
* Os destaques do elenco ficaram mesmo por conta de Lília Cabral, como a perua country Daphne; Carolina Ferraz, como a fútil Vanessa; Rodrigo Santoro, como o playboy Carlos Charles; Thaís Fersoza, como a rebelde Gisela; e a dupla vivida por Rosamaria Murtinho e Lucinha Lins, como as engraçadas peruas Carlota e Lucrécia.
* Grande parte da novela foi gravada em Pirenópolis, no estado de Goiás. E algumas cenas foram gravadas em Brasília.
* O primeiro beijo de Sandy na TV criou muita expectativa na época. As cenas do primeiro beijo entre Tony (Guilherme Fontes) e Cristal (Sandy), foram ao ar no capítulo 42, no ar em 28 de abril de 2001, um sábado, exatamente no meio da novela.
* A novela marcou a estreia de Thiago Fragoso e Sérgio Marone, que assim como Thaís Fersoza, logo subiram para o horário nobre, para fazer O Clone, novela de Glória Perez, que estreou poucos meses depois. Eles faziam parte do mesmo núcleo.
* Estrela-Guia foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo Internacional, em 2007, ao mesmo tempo em que a matriz brasileira, transmitia a reprise de outra novela, Da Cor do Pecado.
* Em 2004, o site da Rede Globo, chegou a anunciar com nota a reprise de Estrela-Guia. No entanto, a não-renovação do contrato com a dupla de cantores, cancelou a reapresentação da novela, que foi substituída por Corpo Dourado, novela exibida em 1998.