8 de jul. de 2012

30/06 - As Brasileiras foi um show de mulher bonita e talentosa. Confira também o ibope de cada episódio


Nascida do sucesso da série As Cariocas, exibida em 2010, As Brasileiras estreou na telinha da Rede Globo em esquema de superprodução. As maiores estrelas da casa (Juliana Paes, Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Xuxa Meneghel, Mariana Ximenes, Sandy Leah, Giovanna Antonelli, Maria Fernanda Cândido, Cleo Pires, Patrícia Pillar, Ivete Sangalo, Letícia Sabatella, Cláudia Gimenez, Leandra Leal e Ísis Valverde) foram escaladas, a emissora deu oportunidade para atrizes geralmente relegadas a papéis coadjuvantes virarem protagonistas (Dira Paes, Alice Braga, Juliana Alves, Maria Flor, Sophie Charlotte, Suyane Moreira e Bruna Linzmeyer), 22 episódios foram produzidos (12 a mais do que As Cariocas), as histórias foram gravadas nos mais diferentes e lindos pontos do país e um elenco de apoio de primeira marcou presença firme e forte: Rodrigo Santoro, Edson Celulari, Fábio Assunção, Bruno Gagliasso, Humberto Martins, Rodrigo Lombardi, Dalton Vigh, Marcello Antony, Betty Faria, Malvino Salvador, Daniel Boaventura, Guilherme Fontes, Caco Ciocler, Otavio Augusto, Pedro Paulo Rangel, Nathália Timberg, Paulo José, Mateus Solano, Eva Todor, Mauro Mendonca, Guilhermina Guinle, Camila Morgado, Vivianne Pasmanter, Fernando Eiras, Leona Cavalli, Danton Mello, Leopoldo Pacheco, Malu Galli, Suzana Faini e Suely Franco, entre outros. Já Marcos Palmeira e Carla Daniel participaram de dois episódios cada. Ele, em A Justiceira de Olinda e A De Menor do Amazonas, e Carla em A Indomável do Ceará e O Anjo de Alagoas.

Juliana Paes e Patrícia Pillar
Gostei de praticamente todos os episódios. Mas meus favoritos foram A Apaixonada de Niterói, A Justiceira de Olinda, A Viúva do Maranhão, A Mamāe da Barra, Maria do Brasil e O Anjo de Alagoas, enquanto A Invejosa de Sampa, A Selvagem de Santarém, A De Menor do Amazonas e A Mascarada do ABC ocupam os últimos lugares do meu ranking. Mas, no geral, a iniciativa de mapear a personalidade da mulher brasileira foi muito bem sucedida. Tudo graças a texto (geralmente) muito bons, diretores empolgados e o elenco já citado que foi não menos do que extraordinário. Para destrinchar melhor o projeto desenvolvido pelo midas Daniel Filho faço a seguir um Curti!/Não Curti! misto. E vamos torcer para que venha As Brasileiras 2, em 2013…

Letícia Sabetella e Gloria Pires

As favoritas
Patrícia Pillar, Juliana Paes, Letícia Sabetella e Gloria Pires foram de longe minhas brasileiras prediletas. A Justiceira de Olinda serviu como um laboratório para Juliana estrelar Gabriela. A típica menina do Rio interpretou com maestria Janaína, uma pernambucana arretada, que foi capaz de decepar o órgão sexual do próprio marido, Anderson (Marcos Palmeira), por causa de ciúme. O episódio foi engraçadíssimo e o final um achado. Dono de um pênis pequeno, Anderson acabou ganhando outro muito maior durante um erro médico na cirurgia de implante. Para a alegria de Janaína e diversão do público. Letícia Sabatella emprestou toda sua doçura para a instável Monique, jovem capaz de cometer as maiores loucuras para não perder o amor de sua vida: Marcelo (Caco Ciocler). Foi o capítulo mais romântico, o que foi ótimo, sem deixar de ser muito bem humorado também. Já Patrícia Pillar e Gloria Pires protagonizaram duas mulheres muito especiais em interpretações genais. Ludimila (Patrícia) era uma viúva louca para se livrar da influência do marido (Daniel Filho) e, para isso, montou um plano mirabolante para conquistar justamente Edson (Marcello Antony), que idolatrava o chefe falecido e jamais conseguiria de tocar na mulher dele. Já Gloria Pires foi Ângela Cristina em A Mamāe da Barra, capaz de fazer também qualquer coisa para superproteger a filha Malu (Ana Pires de Morais) e o duelo de interpretação entre mãe e filha da vida real foi simplesmente engraçadíssimo.

Zé Sereno (Bruno Gagliasso), Ana (Cléo Pires) e Janice (Juliana Alves)
As surpresas
Já que estou falando na família Pires, não tenho como deixar de citar Cleo Pires, como uma das agradáveis surpresas de As Brasileiras. Nunca fui lá muito fã da moça. Mas caiu em seus braços uma das personagens mais difíceis da temporada, em O Anjo de Alagoas: Ana, uma espécie de Robin Hood do sertão, que mata os ricos para proteger os pobres. Cleo se saiu muito bem e teve uma química eletrizante com Bruno Gagliasso (Zé Sereno). Curti muito também Juliana Alves em A Mascarada do ABC, estreando como protagonista na pele da taxista Janice. A história não era lá muito convincente, mas Juliana mostrou todo potencial que tem para papéis mais desafiadores. Não tenho como deixar de elogiar também dois atores que nunca me agradaram: Marcos Palmeira e Marcello Antony. Palmeira estava correto em A De Menor do Amazonas, como Fernando, homem maduro que se apaixona por Shirley (Maria Flor), que ele julga ter a idade de sua filha pré-adolescente. Mas foi como o Anderson, de A Justiceira de Olinda, que ele deu um show e se preparou para abalar como o Sandro de Cheias de Charme. Já Antony viveu em A Viúva do Maranhã um tipo que lembrou os personagens vividos por Cary Grant nas comédias românticas hollywoodianos dos anos 1940. Edson era atrapalhado, tímido e, ao mesmo tempo, muito charmoso. Uma “vítima” perfeita para uma mulher “faminta” por prazer como Ludimila (Patrícia Pillar).

Angela Cristina (Glória Pires), Malu (Ana Pires de Morais) e Dona Isaura (Nicete Bruno)

As revelações
Ana Pires de Morais, em A Mamãe da Barra, foi a grande revelação de As Brasileiras. A menina tem um tempo de comédia perfeito e uma naturalidade incrível, herdada de sua mãe não menos sensacional, Gloria Pires. Nem parecia que Ana estava debutando na telinha. Já Gregório Duvivier não é exatamente um lançamento. Mas ele se superou e foi uma grata revelação em A Vidente de Diamantina, sem falar que o rapaz também arrasou escrevendo o roteiro não só do episódio que estrelou, como também o de A Inocente de Brasília. Cito ainda Júlio Adrião, como um matador muito malvado e que sempre desconfiou de Ana em O Anjo de Alagoas.
Cláudia Gimenes, Maria Flor e Ísis Valverde

As decepções
Não que A Inocente de Brasília tenha sido ruim. Pelo contrário, foi divertido. Ou que Cláudia Gimenes tenha passado vergonha. Não é isso! O problema foi que, mais uma vez, a atriz interpretou da maneira usual uma personagem que poderia ter as mais variadas nuances. Mas Cláudia deixou claro que não é uma atriz versátil e sim uma ótima performer. É ruim? Não exatamente. Mas poderia ser muito melhor… Já Maria Flor e Ísis Valverde, geralmente tão talentosas, não renderam o esperado em A De Menor do Amazonas e A Culpada de BH. Uma pena!
Ivete Sangalo, Maria Fernanda Cândido e Mariana Ximenes
As mais sexys
Sensualidade sempre foi um dos pilares de As Cariocas e As Brasileiras. E é impossível não listar Juliana Paes, Sophie Charlotte (A Sambista da BR-116), Mariana Ximenes (A Adormecida de Foz do Iguaçu) e Juliana Alves (A Mascarada do ABC) e Maria Fernanda Cândido (A Perseguida de Curitiba) como as mais sedutoras. Mas como deixar de lado Cleo Pires e Bruno Gagliasso, que incendiaram a tela em O Anjo de Alagoas? Ou Alice Braga e Rodrigo Santoro, super sexies em A Indomável do Ceará? Impossível! Malvino Salvador, em A Sambista da BR- 116, foi outro que… Are baba, eletrizou o público feminino. E, quem diria, mas até o empada do Dalton Vigh teve seu momento de símbolo sexual ao lado de Dira Paes em A Doméstica de Vitória. As não atrizes Ivete Sangalo, Xuxa Meneghel e Sandy Leah não têm do que se envergonhar. As três tiveram bons momentos em seus episódios, com um ligeiro destaque para Ivete na pele de Raquel em A Desastrada de Salvador. A baiana, que agora está arrasando em Gabriela, estava engraçadíssima como uma mulher que só quer deixar de ser tão atrapalhada, mas sempreacaba ainda mais enrolada em suas confusões. Xuxa estrelou uma das tramas mais engraçadas, A Fofoqueira de Porto Alegre, que era uma típica comédia de erros. Apesar de algumas pessoas criticarem o sotaque gaúcho exagerado, achei que foi na medida certa. Já Sandy, em A Reacionária do Pantanal, viveu Gabriela, jovem voluntariosa, metida a moderninha, mas que se revela uma conservadora de carteirinha quando a mãe, Olinda (Regina Braga), assume que está apaixonada por uma mulher. Um papel difícil, que Sandy desempenhou muito bem.


Mary Torres (Fernanda Montenegro) e Ney (Pedro Paulo Rangel)

Maria do Brasil
Escrito e dirigido por Daniel Filho, Maria do Brasil trouxe Fernanda Montenegro na pele de Mary Torres, atriz frustrada por nunca ter conseguido se tornar uma estrela. Apesar de talentosa, ela se viu relegada a encenações discretas em pequenos teatros, só que nunca perdeu a capacidade de sonhar. Quando é chamada para fazer uma participação na novela mais popular do momento, Mary acha que finalmente chegou sua vez de brilhar. Mas, em vez do sucesso que tanto almeja, acaba encontrando um grande amor (Paulo José). O episódio foi centrado na solidão e teve momentos muito bonitos, valorizados pelas grandes atuações de Fernanda e Pedro Paulo Rangel, como Nei, o ”Crodoaldo Valério” de Mary Torres. Apesar de ter curtido o Maria do Brasil, acredito que Daniel poderia ter escolhido uma história que resumisse e representasse melhor todas as “Marias” do nosso Brasil. Mesmo assim, valeu. E não tenho como negar que vou sentir uma saudade danada aquela narração inspirada e cheia de bossa que Daniel Filho fez para todos os 22 episódios de As Brasileiras.

Todas as brasileiras e o Ibope:
1 – Juliana Paes é Janaína… A Justiceira de Olinda (exibido em 02/02/2012 – 20 pontos de audiência)

2 – Cláudia Jimenez é Augusta… A Inocente de Brasília (exibido em 09/02/2012 – 16 pontos)

3 – Suyane Moreira é Araí… A Selvagem de Santarém (exibido em 16/02/2012 – 15 pontos)

4 – Patrícai Pillar é Ludimila… A Viúva do Maranhão (exibido em 23/02/2012 – 15 pontos)


5 – Leandra Leal é Rosa… A Sexóloga de Floripa (exibido em 01/03/2012 – 15 pontos)

6 – Ivete Sangalo é Raquel… A Desastrada de Salvador (exibido em 08/03/2012 – 15 pontos)

7 – Ísis Valverde é Catarina… A Culpada de BH (exibido em 15/03/2012 – 17 pontos)

8 – Xuxa Meneghel é Rita… A Fofoqueira de Porto Alegre (exibido em 22/03/2012 – 15 pontos)

9 – Alice Braga é Mirtes… A Indomável do Ceará (exibido em 29/03/2012 – 15 pontos)

10 – Maria Fernanda Cândido é Sandra… A Perseguida de Curitiba (exibido em 05/04/2012 – 16 pontos) 
11 – Letícia Sabatella é Monique… A Apaixonada de Niterói (exibido em 12/04/2012 – 13 pontos)

12 – Giovanna Antonelli é Gigi… A Venenosa de Sampa” (exibido em 19/04/2012 – 17 pontos)

13 – Sandy Leah é Gabriela… A Reacionária do Pantanal (exibido em 26/04/2012 – 16 pontos)

14 – Juliana Alves é Janice… A Mascarada do ABC (exibido em 03/05/2012 – 17 pontos)

15 – Mariana Ximenes é Liliane… A Adormecida de Foz do Iguaçu (exibido em 10/05/2012 – 16 pontos)

16 – Gloria Pires é Ângela Cristina… A Mamãe da Barra (exibido em 17/05/2012 – 20 pontos)

17 – Maria Flor é Shirley… A De Menor do Amazonas (exibido em 24/05/2012 – 17 pontos)

18 – Bruna Linzmeyer é Clara… A Vidente de Diamantina (exibido em 31/05/2012 – 15 pontos)

19 – Cleo Pires é Ana… O Anjo de Alagoas (exibido em 07/06/2012 – 16 pontos)

20 – Sophie Charlotte é Esplendor… A Sambista da BR-116 (exibido em 14/06/2012 – 16 pontos)

21 – Dira Paes é Cleonice… A Doméstica de Vitória (exibido em 21/06/2012 – 16 pontos)

22 – Fernanda Montenegro é Mary Torres… Maria do Brasil (exibido em 28/06/2012)
Fonte:  TV POR JORGE BRASIL
Adp: Elaelesfc