28 de out. de 2010

Vídeo: Música Brasileira faz Sucesso no Japão
















Em um dos bares de Tóquio que tem como tema o Brasil, os típicos assíduos vão cantar música brasileira, seguindo o exemplo de mestres como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim.

Bossa nova em japonês. Já ouviu essa? A música brasileira é um sucesso no Japão. O correspondente Roberto Kovalick descobriu até fã-clube em Tóquio.

A tardinha cai, o trenzinho vai - a letra da música não é bem assim. Não estamos no Leblon e nem na novela das 20h. Mas os moradores de Tóquio acham que essa trilha sonora combina muito bem a cidade deles.

Bossa nova em japonês - o ritmo que surgiu há 60 nas areias da Zona Sul do Rio de Janeiro tem uma legião de fãs no país. Em um dos bares de Tóquio que tem como tema o Brasil, os típicos assíduos vão cantar música brasileira, seguindo o exemplo de mestres como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim.

Além deles, de quem mais gostam? Não precisa saber japonês para entender a resposta: “Maria Betânia, Maria Rita, Simone”. Para o dono do bar não há ninguém como “Ivete Sangalo”. Já outro capricha em um samba bem tradicional, mas também se amarra na “Sandy”.

O gosto dos japoneses é bem eclético. Mas Masaji Shimamura só tem um ídolo. Ele gosta tanto de João Gilberto que deu um jeito de comprar um violão igual ao do papa da bossa-nova, como ele mostra na foto, um modelo que nem é mais fabricado. Ele conta que já assistiu a todos os 14 shows de João Gilberto no Japão e dois no Brasil. Canta, em português perfeito, tentando imitar o ídolo.

Os japoneses recebem de ouvidos abertos os sons de outros países, misturam tudo. Como na paisagem de Tóquio, pode parecer caótico, mas é belo e inconfundível...

Fonte: Bom dia Brasil