11 de set. de 2009

André Sant'Anna escreve Contro sobre a Sandy

Sou meio punk, devolvo o nojo ao mundo', diz André Sant'Anna

Mesa 'Do abjeto ao belo na nova ficção' abre Bienal do Rio.
Evento acontece no Riocentro até o próximo dia 20.

Os escritores Lourenço Mutarelli, André Sant'Anna e Ana Paula Maia participaram nesta quinta-feira (18) do primeiro debate do Café Literário nesta 14ª edição da Bienal do Livro Rio. O tema da conversa foi "Do abjeto ao belo na nova ficção".Sant'Anna, autor dos romances "Amor" e "Sexo", diz que a relação do seu trabalho com o abjeto é uma reação. "É uma coisa meio punk, de devolver ao mundo o nojo que ele me causa".Mutarelli, autor de "Natimorto" e "O cheiro do ralo", se diz mais próximo do tema. "Prefiro pensar não que estou devolvendo - mas estou. Acho que tenho uma atração pelo abjeto, dediquei parte da minha existência voltando atenção ao abjeto, tentando entendê-lo."Maia também acha que essa relação é mais natural em seu trabalho. "O abjeto compõe o real, e flui naturalmente no meu texto". Ela destaca as reações dos leitores a livros como seu "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos", que conta a história do abatedor de porcos Edgar Wilson."Tem gente que ficou chocada, diz que ficou sem comer carne. Já a minha mãe ria, entendendia como humor negro". Maia ainda mostra que o belo aparece apesar do cotidiano estranho dos personagens do seu livro. "A amizade, lealdade, companheirismo daqueles homens. O belo está aí, em outra camada do livro".

'Desencaretando' Sandy

Sant'Anna afirma, porém, que sua literatura não procura simplesmente chocar. "Um dos meus contos é uma carta da Sandy para os pais, ela estava saindo de casa. Ainda era virgem na época, e meu texto mostrava ela 'desencaretando', deixando de ser virgem, experimentando maconha. É algo legal, acho que é algo que ela iria querer - os pais, o empresário não gostariam, mas ela gostaria".

Vindo dos quadrinhos, Mutarelli diz que o humor brasileiro preocupa-se em "rir do outro". "É importante rir de si mesmo. E não dá para não rir".
Às 20h, Cecília Giannetti, Michel Melamed e Santiago Nazarian debatem "o papel da escrita no contexto multimídia". O G1 transmite o debate ao vivo.

A Bienal do Livro acontece até o dia 20 de setembro no Riocentro, Zona Oeste carioca. Clique aqui para conferir os dias e horários das mesas que terão transmissão ao vivo pelo G1 e para obter informações sobre ingressos e local.

Fonte: G1