22 de mai. de 2009

Divas cedem cachê de "Elas cantam Roberto" para instituição beneficente

RIO - Ah, para dividir o palco com o Rei vale tudo. Até cantar sem receber um centavo por isso. As cantoras convidadas a soltar a voz no espetáculo Elas cantam Roberto – que integra a série de homenagens a Roberto Carlos, promovidos pelo ItaúBrasil – estão ensaiando para a apresentação, no dia 26, no Teatro Municipal de São Paulo, sabendo que não verão a cor do dinheiro. Assim como os próximos concertos temáticos, Emoções Sertanejas e RC Rock Symphony, o show será beneficente. De Ivete Sangalo a Hebe Camargo, passando por Nana Caymmi, Wanderléia e Zizi Possi, todas cederam cachê à Associação América Amigas, entidade que representa uma parceria entre Brasil e EUA para o apoio à pesquisa sobre o câncer de mama. – Cachê? Que cachê? Beberam? O que interessa é que me sinto muito feliz de participar do show – brincou Nana Caymmi com os repórteres do Jornal do Brasil. – Afinal são 50 anos da história de um cara que encheu o Brasil de boas músicas e botou nosso nome lá fora. Vou e também vou estar bastante feliz de reencontrar várias amigas. A Wandeca (Wanderléia), por exemplo, adoro e não vejo faz tempo. Elas cantam Roberto tem direção artística de Monique Gardenberg e direção musical de Guto Graça Melo e reúne nomes de diferentes gerações e estilos da MPB. O show será exibido pela Rede Globo, em data ainda não divulgada e gravado em CD e DVD. Além das divas, o show terá Roberto, ao final, cantando o sucesso É preciso saber viver com todas elas. Que são, em ordem alfabética: Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Celine Imbert, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Luiza Possi, Marília Pera, Marina Lima, Mart'nália, Nana Caymmi, Paula Toller, Rosemary, Sandy, Wanderléa e Zizi Possi. Apesar de ser um espetáculo patrocinado, os ingressos para o show custam entre R$ 30 (anfiteatro) e R$ 1.200 (plateia). O Banco Itaú, por meio de sua assessoria, informou que “O papel da instituição não é o de patrocinador apenas. Decidimos homenagear Roberto Carlos, uma das maiores expressões da música popular e todos os especiais de 2009 terão bilheterias revertidas para projetos sociais”. A verba do show do dia 26, descontando-se os impostos e o aluguel do teatro, será usada para a compra de mamógrafos. “Todas as cantoras imediatamente aceitaram participar e reverter seus cachês para Américas Amigas”. O Itaú confirma a realização do primeiro show solo do Rei no Maracanã, dia 11 de julho, mas por enquanto os detalhes são surpresa. Nana, que vai apresentar sua releitura de Não se esqueça de mim, de Roberto e Erasmo (que, em dueto com o Tremendão, puxa seu novo disco, Sem poupar coração e está na trilha da novela Caminho das índias), acha que o que importa é participar de um momento que considera histórico. E diz que, se dependesse dela, participaria até do Projeto Emoções, a famosa excursão do cantor com fãs num transatlântico. – Seria bem legal ficar no navio e ter aquela ansiedade de fã, ficar naquelas águas – diz a cantora, que não costuma frequentar os shows do Rei. – Ah, não dá para me meter no meio da arruaça. Mas acompanho o trabalho dele desde o começo. Sempre que vou às casas dos amigos colocam músicas dele para eu ouvir. A Hebe, que é minha irmã e vai estar lá também, é uma que, se deixar, até se ajoelha aos pés dele. É, todas se derramam pelo Rei. Até quando isso significa menos R$ 500 mil na conta. Ivete Sangalo, que entoará Não vou ficar, já cantou com o Roberto, mas conta que o convite para estar nas comemorações oficiais a surpreendeu: – Quem gosta de música gosta de Roberto. Fazer parte desse momento especial na vida desse artista tão amado é uma honra e uma enorme alegria. Nunca imaginei poder participar de tal evento. Fafá de Belém, que deve cantar Desabafo, também foi enfática ao falar sobre o verdadeiro valor de participar do show. – Ih, sobre essa questão de cachê nem discuti. Me chamaram e eu fui – diz, antes de soltar sua famosa gargalhada. – Imagina fazer parte dessa história do Roberto. Fafá ensaia para o show no dia 23. E não esconde a ansiedade. – Sabe como é, né? Tudo pode mudar. O Roberto é muito detalhista. Ele é o Rei, e um Rei não pode se descuidar – destaca, rindo. – Já havia cantado com ele outras vezes, mas claro que deu uma tremedeira. Fernanda Abreu, Marília Pêra e Alcione ensaiaram nos últimos dias. Claudia Leitte, outra fã declarada, já tem a letra de Falando sério na ponta da língua. Mas poderiam tê-la escalado para qualquer outra: – Todas embalam momentos especiais da minha vida, principalmente junto à família. Nesse momento vou falar de Côncavo e convexo, porque lembra meu sogro e eu estava escutando faz alguns minutos. O bebê de Claudia está se recuperando de uma meningite, mas a cantora, que adiou algumas apresentações para ficar com o filho, não abriu mão de participar do show de Roberto. – Estar com ele é testificar que sonhos se realizam. A causa é nobre, mas, perdoe-me a franqueza, se Roberto me chamasse para fazer seresta no boteco da esquina eu estaria junto. Zizi Possi afirma ser digna de admiração pela faceta humanista do Rei. – Ele sempre foi uma pessoa com grande consciência social e espiritual, é de se doar mesmo – acredita ela, fã de Roberto desde a infância. – Eu ia para a frente da televisão ver o Jovem Guarda e achava que ele estava me vendo ali, pela tela. É ótimo que esse show reúna tanta gente especial em torno dessa data. Sandy cantou com Roberto ainda menininha, ao lado do irmão. Ela, que tem se dedicado à vida doméstica e ao quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck, faz mistério sobre a canção que levará ao palco do Municipal paulista. – Fica difícil escolher uma favorita. Gosto de várias – despista. – Das mais conhecidas, acho Outra vez belíssima, super sensível. Olha, Como vai você e Como é grande o meu amor por você são algumas que admiro bastante. Posso adiantar que a música que escolhi está entre minhas preferidas, mas não entre as que mencionei.  
Fonte: Monique Cardoso e Ricardo Schott, Jornal do Brasil