27 de fev. de 2014

Sim












Sim é o segundo álbum de estúdio solo da cantora Sandy. Foi lançado em 11 de junho de 2013. O álbum é composto pelas 5 faixas do EP Princípios, Meios e Fins, lançado digitalmente em 2012, e outras 5 faixas inéditas.

Antecedentes:
Após encerrar a carreira de 17 anos ao lado do seu irmão Junior, na dupla Sandy & Júnior, Sandy lançou seu primeiro álbum, Manuscrito, em 2010. O álbum recebeu disco de platina, por ter vendido mais de 80 mil cópias, e deu origem ao DVD, Manuscrito Ao Vivo, lançado no ano seguinte.
Em outubro de 2012, Sandy lançou seu primeiro EP da carreira, intitulado "Princípios, Meios e Fins", disponibilizado pelo iTunes, enquanto uma edição limitada no formato físico do produto, foi comercializada a partir de novembro. O EP conta com o single "Aquela dos 30", além de "Escolho Você", "Olhos Meus", "Segredo" e a faixa bônus "Saudade". O EP, segundo a cantora, foi uma prévia do então aguardado segundo álbum de estúdio, que contaria com as faixas do EP.

Produção:
Cquote1.png "Fiquei muito feliz e satisfeita com o resultado do disco. É uma coleção muito coesa de canções, com momentos românticos, divertidos, mais densos, mais leves... Consegui me realizar como compositora e intérprete, alternando reflexões íntimas a momentos mais bem-humorados e até brincalhões. Acho que o novo disco conseguiu, mais uma vez, traduzir bastante de mim. Tenho muito orgulho dele como ‘obra’." Cquote2.png
Sandy falando sobre o álbum.
Para o desenvolvimento de Sim, a cantora escalou um time de profissionais britânicos, sendo que o responsável pela masterização é o mesmo que trabalhou nos discos da cantora britânica Adele. O marido Lucas Lima e o engenheiro de som Jason Traver, que trabalharam com Sandy em seu primeiro álbum solo, Manuscrito, também estão de volta na produção do novo álbum que, segundo a própria cantora, é mais alto astral e positivo que o álbum anterior, lançado em 2010. Uma novidade na parte criativa de "Sim" foi a chegada de Tati Bernardi ao time de compositores. Sandy somou suas inspirações com a escritora e roteirista em duas faixas.

Título:
Para Sandy, o título do álbum Sim representa muita coisas importantes. "É comum as pessoas me perguntarem sobre a escolha do nome do CD e turnê. Além de ser uma das faixas do disco, Sim é uma palavra curta e simples, mas que, ao mesmo tempo, me remete a força, convicção, otimismo e segurança. Estou numa fase muito tranquila; já saí da ‘pressão’ da volta em carreira solo e isso refletiu diretamente neste segundo projeto", explica Sandy, que assina nove das dez faixas do álbum.

Canções:
Cquote1.png "Morada é uma das minhas músicas favoritas do disco. Adorei a experiência de compor com a Tati Bernardi, e o Jaques Morelenbaum foi ‘A’ cereja do bolo, tocando lindamente seu cello." Cquote2.png
Sandy falando sobre a canção "Moradia," uma de suas favoritas do álbum.
Para compor o repertório do disco, músicas conhecidas do público, como a autobiográfica "Aquela dos 30" e o atual single "Escolho Você," encontraram-se com as novatas "Morada", "Refúgio", "Ninguém é Perfeito", "Ponto Final" e a faixa-título do CD, "Sim". Estas duas últimas, inclusive, já foram incluídas no set list da nova turnê – homônima ao disco, que viaja por todo Brasil desde abril. "Ponto Final" foi considerada "pop e divertida", enquanto "Morada" foi tida como "belíssima". Esta última faixa conta ainda com a participação do renomado Jaques Morelenbaum, que, com a execução do violoncelo, trouxe todo o ar sensível e delicado que a canção pedia. Sandy também se mostra romântica na balada "Refúgio” e em "Ninguém é Perfeito", esta já mais "uptempo" e próxima da sonoridade de "Aquela dos 30" – cujo videoclipe já teve mais de um milhão de acessos somente em seu canal oficial – e da descontraída "Escolho Você". "Saudade" foi considerada a prova de que, com os mais de vinte anos de carreira, Sandy consegue transitar em diferentes gêneros sem perder sua personalidade musical, sendo considerada "densa e poética".

Crítica:
Sim recebeu críticas extremamente positivas, no geral. Thiago Vikernes do site Fábrica de Quadrinhos considerou Sim, "o melhor CD do ano ao lado do Black Sabbath, Alice in Chains e Saxon," destacando que "Sandy mais uma vez mostra talento e que sua carreira solo está afiada." Vikernes também comparou a voz de Sandy à da cantora holandesa Sharon den Adel, do Within Temptation. Para finalizar, Vikernes destacou, "Com este disco Sandy mostra a que veio e pode sim ser uma cantora solo com o mesmo carisma das citadas acima." Thyago Furtado da POP Quem fez uma crítica "faixa-a-faixa" do álbum, destacando que "Com o seu segundo CD, o Sim, a cantora se desvencilha de vez das músicas adolescentes que recheavam os seus álbuns em dupla com o irmão, Júnior Lima, e se afirma como artista solo." Furtado ainda afirma que "O álbum é totalmente coeso e cada canção parece complementar a outra," e encerra a crítica dizendo que, "Sim é um compilado de canções que se completam e que soa ousadamente orgânico se comparado ao estilo eletrônico que assola o mercado mundial."
Katy Freitas do Território da Música elegeu o álbum com 3 de 5 estrelas, dizendo que "Sandy faz muito bem o que se propõe e suavemente procura explorar outros caminhos para sua tão conhecida voz." Katy elogiou canções como a "faixa-título", "Saudade" e "Refúgio", e encerrou a crítica dizendo que, "Sim é um disco coeso, bem produzido e fofo, mas não é um grande passo na carreira da cantora." Mauro Ferreira do Notas Musicais também deu ao álbum 3 de 5 estrelas, afirmando que "o repertório de Sim soa mais coeso do que o de Manuscrito, e que "a evolução é valorizada no álbum pela excelência da produção de Lucas Lima e Jason Tarver. Nada parece faltar ou sobrar nos arranjos. Tudo está no seu lugar." Mauro destacou também que "Sim ainda deixa a impressão de que, mesmo em evolução, Sandy continua aprisionada numa redoma, num castelo encantado, sem coragem para encarar o mundo lá fora e de estabelecer conexões com outros compositores que poderiam enriquecer seu universo autoral." Mauro encerrou a crítica dizendo que, "[...] Por mais que o persistente tom adolescente da voz da cantora insista em dizer o contrário, Sandy Leah cresceu. Somente o também persistente preconceito contra a artista pela maioria dos críticos de música impede o reconhecimento público de seu progresso."

Marketing:
Um dia antes do lançamento, Sandy disponibilizou as dez faixas de Sim para audição nas suas contas oficiais no YouTube e no SoundCloud. Poucos minutos após o lançamento, o CD atingiu o topo dos álbuns mais vendidos do iTunes Brasil.

Capa:
As fotos da capa e encarte do disco foram feitas por Jairo Goldflus e foi da veterana cantora a escolha do fotógrafo, locação, figurino e todos os detalhes do projeto gráfico de "Sim", assinado por Samuel Leite e Leandro Jorge.

Singles:
A canção "Aquela dos 30" foi lançada no dia 24 de outubro de 2012, como single do EP Princípios, Meios e Fins, mas também serviu para promover o álbum Sim. O clipe conta com um cenário repleto de fotos históricas dela e de outras pessoas em um ambiente retrô, cheio de relógios, livros, máquinas fotográficas e uma infinidade de objetos. Ainda no clipe, fotos da infância de familiares (Xororó e a avó Mariazinha), amigos famosos como Fernanda Rodrigues, Fernanda Paes Leme e pessoas anônimas contrastam com a fase atual das mesmas por meio de uma brincadeira de sobreposição de imagens. Durante um bate-papo no Google Hangout que aconteceu após a coletiva de imprensa de lançamento do CD, no dia 13 de junho de 2013, Sandy revelou que a música escolhida para single é "Escolho Você", segunda faixa do álbum, cujo clipe foi lançado no dia 22 de outubro de 2013 pela plataforma de streaming Vevo e se tornou, em poucos minutos, o vídeo brasileiro mais acessado do canal em todo o mundo. O clipe conta com a participação do comediante Marcelo Adnet, com direção de Ricardo Spencer, responsável por vídeos de Rita Lee, Pitty, NX Zero, entre outros, e conta a história de uma mulher que tem que superar e conviver com os defeitos e o jeito moleque de seu parceiro para preservar o amor. Em comunicado oficial, Sandy afirmou que escolheu Adnet por admirá-lo bastante como humorista, desde os tempos de MTV. "Eu e o Lucas o conhecemos, já trabalhamos juntos e, além de ser muito profissional, ele tem um lado musical muito expressivo, algo que era importante para o bom andamento do clipe. Adorei o resultado", declarou a cantora.
A canção "Morada" do álbum entrará para a trilha sonora da telenovela de Manoel Carlos Em Família. A canção foi escolhida a dedo pelo autor.
  1. "Aquela dos 30"
    Lançamento: 24 de outubro de 2012
  2. "Escolho Você"
    Lançamento: 11 de junho de 2013
  3. "Morada"
    Lançamento: 4 de Fevereiro de 2013
Faixas:

Lançamento 11 de junho de 2013
Gravação Julho, 2012 - Março, 2013