27 de fev. de 2014

Manuscrito













Manuscrito é o primeiro álbum solo da cantora Sandy Leah, lançado no dia 7 de maio de 2010. É o primerio trabalho após o fim da dupla Sandy e Junior que ela participava ao lado do irmão, Junior Lima e também é o primero ápos assumir seu relacionamento com Lucas Lima.O álbum traz um som mais introspectivo para a carreira de Sandy, tendo referências de MPB e Pop rock, tudo em um tom mais calmo, carregado de baladas. O primeiro single "Pés Cansados" é uma canção Pop Acústica e teve sucesso nas rádios. "Manuscrito" foi premiado pela ABPD com Disco de Ouro, devido as mais de 50 mil cópias vendidas no Brasil em dez dias. No dia 12 de dezembro, Sandy recebeu Disco de Platina por mais de 100 mil cópias vendidas. Sandy concorreu a 3 VMBs nas categorias Artista do Ano, Pop e "Hit Do Ano" para Pés Cansados. No dia 20 de setembro o álbum foi lançado em Portugal.

Documentário Tempo:

Internet

"Até maio, ‘teasers’ com trechos do documentário Tempo produzido durante a criação do álbum foram lançados pela Internet como estratégia de publicidade e para acalmar seus fãs. Embora assine Sandy Leah no Twitter, uma coisa ela garantiu que não ira mudar: "Vou continuar usando só o primeiro nome, nunca pensei diferente".
Os vídeos foram postados no Canal Oficial da cantora (www.youtube.com/sandyoficial) e ainda estão disponíveis.
  • Teaser de lançamento do site Sandy Oficial foi postado dia 25 de março de 2010.
  • Segundo Teaser de lançamento do site Sandy Oficial" foi postado dia 29 de março de 2010.
  • Terceiro Teaser de lançamento do site Sandy Oficial" foi postado dia 5 de abril de 2010.
  • Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 19 de abril de 2010.
  • Ep. 2 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 22 de abril de 2010.
  • Ep. 3 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 26 de abril de 2010.
  • Ep. 4 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 29 de abril de 2010.
  • Ep. 5 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 3 de maio de 2010.
  • Ep. 6 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 6 de maio de 2010.
  • Ep. 7 do Making Of do CD Manuscrito da Sandy (HD) foi postado dia 10 de maio de 2010.

Edição Especial

O primeiro projeto de Sandy em carreira solo (“Manuscrito”) chegou ao mercado em duas versões: simples (CD) e deluxe (CD + DVD); esta última acompanhada do documentário de curta metragem “Tempo”, com direção do cineasta Fernando Grostein Andrade.
O filme, de cerca de vinte e cinco minutos, revela a concepção da carreira solo da cantora e momentos intimistas e às vezes melancólicos do processo criativo, além das alegrias e desafios dos vinte anos de carreira.
Algumas semanas antes de lançar o disco, teasers de cerca de trinta segundos foram extraídos deste documentário e exibidos no site oficial da cantora (www.sandyoficial.com.br). Só no primeiro dia de exibição, a página teve mais de 100 mil visualizações. Na íntegra, foi lançado em maio na edição deluxe CD+DVD pela Universal Music.
O primeiro single do CD, "Pés Cansados", também está no site oficial da cantora. "Dias Iguais" é o título de outra faixa, composição de Sandy e a convidada inglesa Nerina Pallot.

Certificados e Desempenho nas paradas:
Dez dias após o lançamento, Manuscrito foi premiado pela ABPD com Disco de Ouro, devido as mais de 40 mil cópias vendidas no Brasil. O disco chegou na 4ª posição na parada de vendas da ABPD. No dia 12 de dezembro, Sandy recebeu Disco de Platina (80 mil cópias) no último show da Turnê Manuscrito 2010, que continuará em 2011. Até agora, o disco já vendeu mais de 80 mil cópias.

Tiragens:
  • Edição Simples:
    AA30.000
    AC10.000
    AD5.000
  • Edição Especial:
    AA20.000 (cd=AB20000 e dvd=AA20000)
    AB10.000 (cd=AE10000 e dvd=AB10000)
  • MusicPac:
    AA8.500
  • Total CD : 83.500
  • Total DVD : 30.000
Faixas:


Singles:
Pés Cansados
O primeiro single lançado foi "Pés Cansados". A canção estava prevista para estreia no dia 15 de abril; porém, acabou sendo lançada ilegalmente por uma rádio, que havia recebido a música com antecedência, no dia 31 de março. Com isso, a canção "vazou" pela internet, ainda na versão divulgada pela rádio (em qualidade baixa e com a introdução e o final cortados). A música provou ser um sucesso ao receber atenção da mídia, e entrar para os "trending topics" do Twitter."Pés Cansados" foi escrita por Sandy e seu marido Lucas Lima, com arranjos acústicos e pouca mixagem nos vocais, o que gerou elogios. O videoclipe foi gravado na Argentina, na província de San Juan, no Parque Provincial Ischigualasto, que é mais conhecido como Valle de la Luna. Foi dirigido por Oscar Rodriques Alves, gravado entre os dias 8 e 13 de abril de 2010, e teve o seu lançamento em Maio.
Quem Eu Sou
Sandy já definiu o segundo single do seu álbum de estreia, "Manuscrito". A cantora escolheu a faixa "Quem eu sou" como a próxima música de trabalho do disco. "Quem eu sou" ainda não tem previsão de lançamento, mas vai fazer parte da trilha sonora da novela global Ti-ti-ti. Sandy gravou o videoclipe de “Quem Sou Eu”, o segundo da carreira solo, no domingo (dia 5 de dezembro). Para compor o clipe, Sandy usou mais de vinte peças para se caracterizar – perucas, máscaras, acessórios – e, a cantora até se vestiu de Amy Winehouse. O videoclipe foi lançado no dia 12 de janeiro de 2011.

Singles Promocionais:

Sem Jeito
Sem Jeito, foi o primeiro single promocional do álbum. Na canção a cantora toca tambor e tem uma levada mais pop/rock. O video da música foi retirado da apresentação que ela fez no programa Acesso MTV e se tornou um clipe promocional do programa a partir do dia 21 de junho de 2010.
  1. "Pés Cansados"
    Lançamento: 31 de Março de 2010
  2. "Sem Jeito (Single Promocional)"
    Lançamento: 21 de Junho de 2010
  3. "Quem Eu Sou"
    Lançamento: 20 de Novembro de 2010
  4. "Tempo (Single Promocional)"
    Lançamento: 20 de Fevereiro de 2011
Divulgação:

Programas de TV
Sandy têm feito uma grande divulgação do álbum. Primeiro, ela fez entrevistas para Televisão, onde foram exibidas na TV Cultura no programa Metrópolis e na Rede Record no programa Hoje em Dia. Já a 1ª perfomance em um programa de TV, ocorreu no Caldeirão do Huck, onde ela cantou o single Pés Cansados e a então inédita Tempo. Logo após ela foi no Altas Horas e cantou Pés Cansados, Tempo e Sem Jeito. No dia 4 de junho, Sandy foi a atração principal do programa Acesso MTV da MTV Brasil, onde ela cantou 7 músicas, elas foram: "Pés Cansados", "Dedilhada" "Tempo" "Quem Eu Sou", "Ela/Ele", "Perdida e Salva" e "Sem Jeito". No mesmo dia, ela esteve no Top 10 da MTV, para uma entrevista com a apresentadora Vanessa e viu o seu clipe alcançar o 1º lugar. Sandy retornou a divulgação do álbum no dia 22 de Agosto, onde ela cantou algumas músicas do álbum na TV Xuxa e no dia 26 de julho no programa da Hebe. Sandy também foi no Domingão do Faustão no dia dia 22 de Setembro. Sandy voltou a promover o álbum no dia 16 de abril de 2011, no programa Altas Horas, onde cantou o single "Quem eu Sou" e a faixa "Hoje eu Quero Sair Só" do cantor ". Sandy também foi ao Programa do Jô no dia 3 de maio de 2011, onde além de cantar "Quem eu Sou", cantou trecho da música "Dias Iguais" e a canção de jazz Summertime.

Turnê:
Em 5 de outubro de 2010, foi anunciada a Turnê Manuscrito, via Twitcam para contar aos seus fãs as primeiras datas dos seus shows, que teria 5 shows na 1ª etapa da turnê, que teve inicio em 19 de Novembro de 2010 e seu fim 12 de Dezembro do mesmo ano. A 2ª etapa da turnê, tera 14 shows, ela teve inicio em 07 de maio de 2011 e tera seu fim em 17 de Novembro do mesmo ano. No total a turnê tera 18 shows realizados.

Release do projeto:
Liberdade. Esta é a palavra que Sandy mais tem gostado de ouvir e de dizer nos últimos tempos. “É muito bom ter total liberdade de criação. Gravei o repertório que eu queria, do jeito que queria, com os músicos que escolhi; fazendo muitos ensaios, sem me preocupar com prazos. É o sonho de qualquer artista”, diz a cantora e compositora, que assina seu primeiro álbum-solo.
“Manuscrito”, o disco, é um avanço ousado na contramão do que se esperava de uma artista que bateu recordes de vendas e de público. Um trabalho intimista, predominantemente acústico e suave. “É um disco que mostra muito quem sou, o que gosto de ouvir, de compor, o que sei fazer de melhor. Ele tem um som mais orgânico, acústico. É um trabalho que reflete muito bem meus sentimentos”.
Boa parte das músicas nasceu da relação cada vez mais íntima entre Sandy e o piano. Fascinada pelos acordes menores, “mais tristes e mais bonitos”, ela fez com que suor e inspiração corressem juntos, a favor de seus desejos musicais – acompanhada pelo marido, Lucas Lima, e pelo irmão, Junior Lima, que dividem a autoria da maioria das canções do álbum. “Mas todas as músicas no disco têm a minha mão, a minha cara. Fui buscá-las no fundo da alma”, diz ela.
“Manuscrito” foi gerado durante pouco mais de dois anos, depois de anunciado o final da dupla Sandy e Junior no final de 2007. A busca de Sandy por suas próprias melodias e identidade foi num crescendo, até desaguar numa intensa produção musical em 2009, quando sentiu que era hora de reunir os músicos, ensaiar e encarar o estúdio de gravação. Lucas Lima e Junior Lima são os dois principais artífices e produtores de “Manuscrito”. Não por questões pessoais e familiares, mas por inevitáveis afinidades musicais e conhecimento de causa. “Eles acompanharam o nascimento dessas canções, tinham nas mãos todos os elementos para transformar o que eu sentia e o que eu queria em música – além de serem músicos e produtores talentosíssimos”, diz Sandy.
Lucas e Junior tocaram vários instrumentos no disco e arregimentaram uma banda básica formada por Eloá Gabriele Gonçalves (piano e teclados), Marcelo Modesto (guitarras, violões e outras cordas), Alex Robert Heinrich (baixos elétrico e acústico) e Samuel Fraga Pereira (bateria). Alguns dos músicos já haviam tocado com Sandy, seja no tempo em que ela atuava ao lado de Junior, seja em projetos paralelos e até mesmo informais. Outros foram convidados a emprestar seu toque ao trabalho, completando as paisagens sonoras que Sandy imaginava ideais para cada canção.
Há diversos outros elementos no novo som de Sandy – violinos, cellos, acordeom, ukulele, banjo, bandolim, sintetizadores vintage como o Moog, órgão Hammond –, mas não espere quantidades absurdas de informação em uma só faixa. Tudo em “Manuscrito” tem o momento certo de aparecer, como as personagens de um enredo bem construído. Os arranjos elaborados em trio (por Sandy, Lucas e Junior) respeitam e preservam as grandes qualidades do álbum: elegância e ausência de excessos.
Esta proposta delicada já cruzou mares e conquistou, no Velho Mundo, admiradores e parceiros. A cantora, compositora e pianista inglesa Nerina Pallot, por exemplo, aceitou imediatamente o convite de Sandy para tocar na faixa “Dias Iguais”. Fez mais: verteu a letra da canção para o inglês e dividiu os vocais na gravação. O encontro das duas não aconteceu virtualmente, cada uma em seu estúdio, como é comum hoje em dia. Foi uma troca genuína: Nerina recebeu Sandy em Londres, onde tiveram a oportunidade de cantar juntas e, de quebra, apresentou o engenheiro de som Jason Tarver, que veio ao Brasil e foi o técnico responsável pela gravação de “Manuscrito”.
O álbum foi gravado com calma e em vários lugares, numa inesperada conexão São Paulo-Londres-Campinas. Sem um prazo restrito para sua finalização, as canções foram ganhando seu colorido particular – intérprete e arranjadores adicionavam elementos, suprimiam outros, até chegar à forma que cada composição pedia. “Foi muito bom não ter hora para acabar, poder trabalhar sem pressão, e saber direito o que cada música necessitava. Ter tempo é algo impagável.”
Sandy tem noção de que seu novo repertório pode não fazer multidões vibrarem em estádios. São canções para teatros, casas de espetáculo, para plateias exclusivamente interessadas em ouvir. “Tenho 27 anos de 20 de carreira – acho que já está de bom tamanho, não é? Eu me realizei muito com o sucesso que fiz com meu irmão, mas agora estou mais a fim de me divertir, fazer música para ser feliz e, talvez, com isso levar algo de positivo para as pessoas que se identificarem com o meu som. Este disco é um sonho realizado”.

Créditos do álbum:
Produtores musicais: Lucas Lima e Junior Lima
Coordenação musical: Sandy Leah
Arranjos: Sandy Leah, Lucas Lima e Junior
Arranjos de cordas: Lucas Lima
Direção artística: Daniel Silveira
Coordenação A&R: Miguel Afonso e Patrícia Aidas
Gravação: Estúdios Mosh (SP) por Jason Tarver com assistência de André Vinícius de Falcão (Bam Bam), exceto cordas (faixas 4, 7 e 10) gravadas por André Vinícius de Falcão (Bam Bam) com assistência de Rui Galise
Estúdio Apollo 9 (SP) por Jason Tarver com assistênca de Marco Lafico
Estúdio MM (Campinas/SP) por André Mais
Estúdio Panda Sounds (Campinas/SP) - gravação de vozes (Sandy) por Jason Tarver com assistênca de Bendy Rodders e gravação de cordas (faixa 9) por Lucas Lima
LSL Studio (Londres/Inglaterra) por Andy Chatterley - voz e pianos de Nerina Pallot
Mixagem: Steve Power com assistência de Rohan Onraet, T.O.P. Studio (Londres/Inglaterra)
Masterização: Tony Cousins, Metropolis Studio (Londres/Inglaterra)

Lançamento Brasil 7 de Maio de 2010
Portugal 20 de Setembro de 2010
Gravação 2009-2010