15 de abr. de 2011

Estratégia de Marketing acertada? Sandy como garota-propaganda da Devassa!

O artigo se propõe a debater sobre o marketing da cervejaria Devassa ao escolher a cantora Sandy como sua garota-propaganda. Reposicionamento da marca, busca pela identidade.




A cervejaria Devassa aposta na cantora Sandy como garota-propaganda em substituição a socialite Paris Hilton, responsável pela campanha do ano passado. Primeiramente temos que observar a mudança de foco da empresa. A socialite Paris Hilton é conhecida internacionalmente por escândalos, bebedeiras e uso de drogas. Até que ponto a cervejaria gostaria de manter sua imagem atrelada a dela?

Apesar do "barulho" inicial, a vinculação da marca da cervejaria, ter sua identidade vinculada a esses conceitos poderia ser prejudicial. Assim, a escolha da cantora Sandy, nacionalmente conhecida, com credibilidade e alta popularidade mostra-se acertada.


No momento em que a cervejaria quer expandir a comercialização do produto no Nordeste e Sul, até então focada no eixo Rio - São Paulo, ter uma figura nacionalmente conhecida é fundamental para expansão da marca.


Na busca pelo impacto e grande repercussão da nova propaganda, a Devassa seleciona uma pessoa pública onde, até então tem sua imagem vinculada à garota recatada, calma, certinha, "boa moça", com apelo infantil, para sua campanha de marketing com o seguinte slogan: "Todo mundo tem seu lado Devassa. A Sandy também".


Dessa forma a cervejaria surpreende seus consumidores com o objetivo de demonstrar que todos têm seu lado descontraído, desencanado, divertido. A Sandy, como estrela da campanha, entendeu o humor e irreverência da marca, internalizando seu conceito. Em um dos comerciais, a cantora dança sob a mesa do bar a música "Conga La Conga", hit dos anos 70 da cantora Gretchen, algo de grande impacto nos consumidores e inimaginável até então.


A repercussão da nova campanha publicitária com a Sandy foi enorme. Foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, colocando a marca Devassa na pauta das conversas dos brasileiros. Enquanto estratégia de marketing, realinhamento da marca, na visão da marca como identidade, identificação do negócio, de como a empresa é vista e sentida no mercado, a escolha da cantora foi um tiro certeiro.


A Devassa reposiciona a marca, em uma estratégia de comunicação com o consumidor, objetivando a incremento das vendas e expansão do produto em escala nacional. Para tanto, além da marca, investirá pesado em aumento da produção e logística.



Fonte: Admnews.