3 de mar. de 2021

Sandy: "Sou mais uma mulher tentando ser livre e feliz"

Sandy (Foto: Divulgação)

Sandy (Foto: Divulgação)

Mais de oito anos se passaram desde que Sandy cantou que já tinha "quase 30". Agora, a dois anos de seus 40, ela confessa que ainda se assusta com a rapidez com que os anos passam, mas vem aprendendo a fazer as pazes com o relógio.

"Será que eu estou aproveitando a vida como ela deve ser aproveitada? A gente vai ficando mais velha e aprende a dar mais valor para as coisas que realmente importam, sabe?", diz a cantora à Marie Claire. "Claro que às vezes dá uma fisgadinha no coração quando a gente percebe uma marquinha de expressão mais profunda, o colágeno não é como era antes. Mas só podemos aceitar, porque se a gente não passasse por isso, significa que morremos antes de acontecer", justifica. "Tento ter essa visão positiva, é melhor olhar sempre para o lado bom da coisa".

O ano em confinamento com a família, imposto pela pandemia, a fez dar mais atenção aos pequenos momentos. E também, como tantas mulheres famosas ou anônimas mundo afora, a se libertar de padrões de beleza. A maquiagem ficou mais leve. Os cabelos ganharam cortes menos frequentes. "Eu sou mais uma dessas mulheres que ficam tentando se equilibrar entre a busca pela beleza e o que te faz bem, que melhora a sua autoestima, com cuidado para que não passe do ponto e faça mal", explica.

Uma das estrelas do projeto  “Olhos nos olhos, cada mulher, uma história” - que conta ainda com Thelminha Assis, Maya Gabeira e Thainá Duarte, representando a máscara de cílios mais vendida da Avon - a cantora falou sobre beleza, amadurecimento e as descobertas do último ano - incluindo seu talento como cabeleireira do marido, Lucas Lima, e do filho, Theo. "Eu faço undercut no Theo e no Lucas, pego o vídeo do tutorial no YouTube e aprendo fácil", orgulha-se. Veja abaixo.

Sandy (Foto: Divulgação)

Sandy (Foto: Divulgação)

Beleza

"Feliz ou infelizmente, a beleza sempre fez parte da minha profissão porque eu trabalho com a minha imagem diretamente. Eu estou com a cara lá na TV, quando é algum produto, lançamento, clipe, tudo meu envolve a imagem, não é só a voz. Estou sempre muito exposta e isso não é uma coisa fácil de lidar. Eu, como todas as mulheres dessa nossa geração, luto contra aquela coisa toda do padrão, considero que não podemos ser escravas da beleza. Eu sou mais uma dessas mulheres que ficam tentando se equilibrar entre a busca pela beleza e o que te faz bem, que melhora a sua autoestima, com cuidado para que não passe do ponto e faça mal. Eu sou mais uma mulher tentando ser livre e feliz, tentando lutar contra padrões e buscar beleza de uma maneira saudável".

Novos hábitos na pandemia

"Eu já tenho meus cuidados com o rosto. A maquiagem sempre fui eu que fiz, então não tive muita dificuldade com isso, continuei igual nos cuidados diários, na minha rotina de passar meus creminhos, limpar bem o meu rosto. A maquiagem que eu uso no dia a dia é muito leve, muito diferente da maquiagem de palco. Continuei mantendo porque não queria ficar só de pijama em casa. Claro que a gente tem que se permitir esses momentos, óbvio que me permiti também. Mas eu continuei fazendo como se fosse um dia qualquer, a única coisa é que eu às vezes passo mais tempo com roupa de academia (risos). Eu malho na parte da manhã e às vezes à tarde dou uma prolongada nessa roupinha da academia ou da yoga". 

Cabelos

"O cabelo que ficou mais de lado. Eu cortava a cada dois meses, isso mudou. Mas graças a Deus tenho uma mãe muito talentosa que cortou para mim. Ela tem medo da responsabilidade de fazer alguma coisa errada no meu cabelo, mas eu enchi o saco dela (risos) e ela fez até mechas em mim. Mas eu sou tão desencanada, eu falei 'ai, mãe, nós estamos na pandemia, se der ruim eu corto um pouco mais e tinjo, passo um tonalizante e acabou'. Acho que fiquei com menos compromisso com a coisa da beleza. Isso foi o que mudou. Se fosse em outro momento eu falaria que não pode dar errado, vamos fazer direito. Mas nesse momento eu estava no clima 'seja o que Deus quiser'. Eu já cortei várias vezes meu próprio cabelo ao longo da vida, de dar uma repicadinha, sempre fui assim arrojada para essas coisas, nunca tive muito medo. E também acabei virando a cabeleireira do meu marido e do meu filho para sempre. Eles não querem saber de outra coisa. Eu corto mesmo, faço undercut [o corte com máquina na base do cabelo, deixando com mais volume em cima] no Theo e no Lucas, pego o vídeo de tutorial no YouTube e aprendo fácil".

Aquela dos quase 40

"Tenho que cantar 'eu já tenho mais de 30' ou 'eu já tenho quase 40' (risos). Realmente passa muito rápido, isso me assusta demais. Mais pelo sentido da brevidade da vida, e por ficar sempre me questionando: será que estou fazendo bom uso do meu tempo? Será que eu estou aproveitando a vida como ela deve ser aproveitada? A gente vai ficando mais velha e aprende a dar mais valor para as coisas que realmente importam, sabe? Isso é uma consciência que eu venho ganhando. Por mais que hoje eu já me ache um pouco mais evoluída nessa questão do que antes, de que é muito importante aproveitar o que temos de bom nessa vida, os pequenos momentos, continuo sentindo que está passando muito rápido e isso me deixa preocupada às vezes". 

De bem com o espelho

"Mas estou bem, hoje ter quase 40 anos não é como antigamente. Faço tudo que eu gosto e acho que vou poder fazer por muito tempo. Vejo pelo exemplo dos meus pais, porque quando a gente começa a se cuidar cedo, fazer exercícios, se alimentar bem, ter uma qualidade de vida, a gente prolonga muito esse tempo da juventude. O que a gente vai aprendendo é que a parte mental só vem a somar. Se a gente tem saúde física, emocional e mental, aí fechou. Se Deus quiser tenho bastante tempo pela frente. Na questão da beleza claro que às vezes dá uma fisgadinha no coração quando a gente percebe uma marquinha de expressão mais profunda, o colágeno não é como era antes. Mas só podemos aceitar, porque se a gente não passasse por isso, significa que morremos antes de acontecer, porque todo mundo passa. Então tento ter essa visão positiva, é melhor a gente olhar sempre para o lado bom da coisa".

Sandy (Foto: Divulgação)

Sandy (Foto: Divulgação)