29 de mar. de 2019

Sandy & Junior no 'Caldeirão': o dia em que realizei um sonho

Oi, meu nome é Samyta, trabalho no Gshow e sou fã da dupla desde criança. Passei por uma seleção com outras fãs e pude conhecê-los durante a gravação; vem ler meu depoimento!

Por Samyta Nunes, Gshow — Rio de Janeiro

Fã encontra Sandy e Junior no Caldeirão
Fã encontra Sandy e Junior no Caldeirão 

Dizem que muitas vezes os momentos históricos só são reconhecidos como tal quando já ficaram no passado. Bem, não é o meu caso. Hoje, pessoas do país inteiro estão ansiosas para ver Sandy e Junior cantando juntos de novo, depois do anúncio da turnê "Nossa História". E eu estou agora onde uma legião de fãs sonha estar: à espera dos dois, que vão entrar pela porta da sala a qualquer momento para me ver. Vou realizar meu sonho de infância em poucos minutos. E a consciência disso torna difícil demais a simples tarefa de fazer o ar entrar e sair pelo meu nariz. Várias pessoas estão à minha volta atentas, olhando pra mim, minhas mãos são duas pedras de gelo, e meu pensamento voa por todos os anos da minha vida até aqui em um segundo. É a realização do desejo de uma vida inteira, e está prestes a ser realizado. Junior e Sandy vão chegar a qualquer momento pela porta… 

Mas antes vou te contar como foi que cheguei até aqui. Segura a minha mão gelada e vem comigo nessa viagem de volta ao passado. Eu queria muito poder dizer que me lembro da primeira vez que vi os filhos do Xororó na TV, e provavelmente foi naquela primeira apresentação que eles fizeram no Som Brasil, mas a verdade é que, quando olho para trás na linha do tempo da minha vida, eles sempre estiveram lá, cantando durante minhas brincadeiras, meus anseios, fases de cada idade, os amores e dores dos últimos 30 anos. Crescemos juntos: sou um ano mais nova do que a Sandy e três meses mais velha que o Ju. Nasci em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, e lá morei até os meus 18 anos. Pode ser que a dupla tenha feito algum show na cidade (embora eu não me lembre), mas fato é que nunca pude ir a nenhum. Sonhava, sim, um dia com esse momento, mas nem na turnê de despedida, quando já estava no Rio de Janeiro, não deu pra ir.

 Samyta Nunes é fã de Sandy & Junior e pode realizar o sonho de conhecer a dupla — Foto: Fabiano Battaglin/GshowSamyta Nunes é fã de Sandy & Junior e pode realizar o sonho de conhecer a dupla — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow 

Mas eu aprendi ouvindo Sandy & Junior que o amor é capaz de tudo. Na semana passada, durante uma reunião de trabalho, ouvi a notícia de que eles estariam na gravação do Caldeirão do Huck e pensei: “Tenho que ir de qualquer jeito”. E, quando quero alguma coisa, me viro pra conseguir. Eis que outra informação chega até mim: um colega da equipe de internet do programa teve a ideia de reunir fãs da dupla numa espécie de reality para a web e escolher um fã funcionário para ir à gravação conhecê-los. Aquilo me fez saltar da cadeira. Era a minha chance! 

Mal dormi naquela noite, maquinando, maquinando… Fui trabalhar pensando nisso e no ônibus me veio o estalo: eu sei cantar música da Sandy e do Junior até em francês. Isso é um diferencial, né? (Se você não sabe, é porque só ouvia o disco 1 do Ao Vivo no Maracanã) Eu passei muitas tardes e noites - muitas! - com o encarte do disco internacional na mão lendo a letra de “Lamour… C’e Remede”, aprendi e não esqueci mais. Ia mandar uma mensagem para o coleguinha quando me deparo com ele parado bem na minha frente. Não é coincidência, pensei, é um sinal de que vai dar certo. 

Nos próximos dias tudo aconteceu muito rápido: o desafio “Fã é Sempre Fã” foi lançado para os funcionários do Gshow, gravei um vídeo falando do meu amor - claro, cantando em francês - e fui selecionada. Antes que eu pudesse pensar muito estava fechada numa sala com outras quatro fãs de Sandy & Junior. E para conquistar o meu sonho tinha que fazer com que elas desistissem e abrissem mão de ir por mim.
 Funcionárias do Gshow durante a disputa para a escolha do fã que iria conhecer a dupla — Foto: Rafael Pereira/Gshow

Funcionárias do Gshow durante a disputa para a escolha do fã que iria conhecer a dupla — Foto: Rafael Pereira/Gshow 

Me lembrei de Ana Clara, Luana, Rafaela e Joana com dor no coração quando vi o Junior e a Sandy chegarem ao estúdio. Poderia ser uma delas ali no meu lugar, e elas apenas me deixaram estar ali. Chorei. Por elas, por mim, por toda a nossa história. 

É bem verdade que eu não sou boa nesse negócio de segurar as lágrimas - você vai perceber ao dar o play no vídeo desta matéria em que eu claramente estou em prantos - e só a ideia de fazer esse pedido absurdo às meninas já me deixava com os olhos marejados. Foi uma das coisas mais difíceis que já fiz na vida, mas pedi a elas para me escolherem. E o até então impossível aconteceu: elas me escolheram! Fui eufórica para casa naquela noite. A certeza de que em menos de uma dia estaria realizando meu sonho de criança não saía da minha cabeça. Mal consegui dormir, e sonhei com eles. Com o coração acelerado e a cabeça a mil, segui para o trabalho.

 Meninas votam e escolhem Samyta para conhecer Sandy & Junior — Foto: Tv GloboMeninas votam e escolhem Samyta para conhecer Sandy & Junior — Foto: Tv Globo 

Logo que cheguei ao trabalho percebi um clima diferente. Eu estava sentindo solta pelo ar, uma energia que dominava quase todo mundo. Se é que você me entende. No meu fone de ouvido tocava “Não ter” (eu tava fazendo um “esquenta” desde a semana anterior ouvindo a discografia inteira desde o Aniversário do Tatu) e pensei: "que sorte a minha, pois não consigo imaginar a frustração que seria não ter essa hora tão mágica de hoje" 

Fui levada para o estúdio e a minha respiração se entrecortava a cada passo. Quando chegamos eu vi que muita gente estava aflita, a maioria não tanto quanto eu, claro, mas havia olhos brilhantes por todos os lados. Naquele momento ali, na sala de espera, vi atriz de novela com o mesmo desespero que tava sentindo e percebi que numa hora dessa todo fã é gente como a gente.

 A 'atriz de novela' era Thati Lopes, de 'Espelho da Vida', que se declarou fã da dupla e Junior  — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow
A 'atriz de novela' era Thati Lopes, de 'Espelho da Vida', que se declarou fã da dupla e Junior — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow 

O mundo parou quando olhei para fora e vi o Junior dentro de um carro que estava estacionando. E algum tempo depois também chegou a Sandy. Eu mal consegui me mexer, e por mais de uma vez pensei que fosse desmaiar ali mesmo. Mas resisti, contei a respiração dez vezes, e disse a mim mesma: “Calma, tá quase”. 

No exato momento em que cheguei à beira do palco do Caldeirão para assistir a passagem de som, o Junior disse: “Então vamos de A Lenda”. Senti como se todo o sangue do meu corpo tivesse se esvaído naquele momento. Procurei pela Sandy, mas ela ainda não estava e os acordes se seguiram. Na entrada, eu instintivamente comecei a cantar, como sempre faço desde sempre, e aí ouvi a minha voz muito alta (só estávamos eu, o Junior, a banda, a equipe do programa e mais algumas poucas pessoas). Continuei cantando e o Junior entrou na parte dele. De repente, gente, naquele instante ali, me senti a Sandy!

 Samyta aguardando Sandy & Junior no palco do 'Caldeirão' — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow
Samyta aguardando Sandy & Junior no palco do 'Caldeirão' — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow 

Voltei pra década de 90, quando ligava pro programa de rádio e pedia a música deles, ficava estrategicamente esperando para gravar na minha cassete e depois passava horas e horas cantando aos berros, de olhos fechados e com o sotaque deles, me imaginando ao lado do Junior cantando. Hoje, abri os olhos e vi: dessa vez era verdade.

 Samyta mostra todo seu nervosismo antes de conhecer Sandy & Junior — Foto: Tv GloboSamyta mostra todo seu nervosismo antes de conhecer Sandy & Junior — Foto: Tv Globo 

Depois dessa música ouvi as batidas de um coração (que não era o meu, apesar de as minhas estarem audíveis o dia todo) e soube que era Turu Turu. Comecei a cantar de novo, agora mais confiante ainda, e imagino que mais alto. Para minha completa surpresa, o Ju errou a letra. Mas ele me ouviu cantar o certo, e pegou o embalo comigo, seguiu cantando a letra certa e ainda me agradeceu. Sabe a sensação de zerar a vida? É essa mesmo. 

Meu momento Sandy passou quando a própria chegou, e mais uma vez chorei como uma criança de quatro anos de idade. Em minha defesa digo: não fui a única chorona daquele set, acreditem. Parei de sentir o chão sob os meus pés quando vi os dois ali juntos, no palco, a poucos metros de mim. Foi o que sempre sonhei, a vida inteira, e estava acontecendo bem ali na minha frente. Obrigada, obrigada, obrigada… Era tudo que eu podia pensar. 

Mas, voltando ao momento que você está esperando tanto para saber como continua: estou na sala esperando a Sandy e o Junior entrarem para me encontrar. Naquele tempo em que esperei ali, tinha a sensação de que sou a pessoa mais importante e sortuda do mundo. Pensei mil coisas para falar, para perguntar, para fazer… Tudo ao mesmo tempo agora passava pela minha cabeça, até que o tempo e o espaço pararam de fazer qualquer sentido. Eles chegaram.

 Fã chora ao abraçar Sandy nos bastidores do 'Caldeirão' — Foto: Tv GloboFã chora ao abraçar Sandy nos bastidores do 'Caldeirão' — Foto: Tv Globo 

Acolhimento, sorriso, abraço, choro, felicidade… Estou buscando palavras boas o suficiente para traduzir esse momento, mas não encontro. Só posso dizer que abri os braços, fechei os olhos e senti aquilo tudo que estava acontecendo dentro de mim simultaneamente. E o amor foi se expandindo num segundo abraço, o coração se aqueceu e foi se acostumando ao ritmo acelerado. É isso, felicidade plena é assim. Pensei que não conseguiria ser tão feliz assim nunca mais - por causa da perda da pessoa que mais amo na vida - mas agora a vida estava me mostrando que ela pode ser boa, sim, apesar de tudo.

 Junior autografa CD para Samyta — Foto: Tv GloboJunior autografa CD para Samyta — Foto: Tv Globo 

A nossa conversa você pode ver no vídeo, felizmente tá tudo registrado. O que tenho pra te dizer que talvez não esteja tão claro lá é que, a partir do momento em que fiquei frente a frente com eles, voltei no tempo. Quem estava ali não era eu, mulher adulta, independente, noiva, jornalista e assim por diante. Era a Samyta de 10 anos de idade na década de 90. Voltei a ser criança e que delícia é resgatar isso! Prova de que isso que estou dizendo a você é verdade, é que como você pode ver nas imagens, eu não pedi uma selfie para eles. Pedi autógrafo no encarte do meu CD. Apenas não pensei em foto, era como se celular não existisse ainda. Uma loucura!

 Samyta em conversa com Sandy e Junior — Foto: Tv GloboSamyta em conversa com Sandy e Junior — Foto: Tv Globo 

Sim, eles foram extremamente fofos comigo. Sim, a Sandy é lindíssima, e o Ju também. Não, eu não fiquei decepcionada nem de longe e claro que valeu a pena. Nem que viva 100 anos vou esquecer desse dia. Nem que viva duas vidas vou ser capaz de agradecer o suficiente às meninas e a todos os envolvidos nesse sonho de infância realizado. 

Nesse dia fui criança e adolescente de novo. Não só abracei meus ídolos como também vi os dois se emocionarem com as lembranças da carreira e o depoimento das pessoas em vídeo. Ver a Sandy e o Junior ali no palco, chorando, foi forte e muito potente. Eles não são deuses, são artistas que compartilharam suas vidas com o público e com isso afetaram um número infinito de pessoas. Fizeram a trilha sonora de nossas vidas. E queria que você, que todo mundo que é fã, pudesse viver essa experiência que vivi.

 Fã pula, canta e chora durante apresentação de Sandy & Junior — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow
Fã pula, canta e chora durante apresentação de Sandy & Junior — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow 

No fim de tudo, enquanto pulava abraçada com a moça do meu lado - que não conhecia, inclusive - e gritava a plenos pulmões “vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá!” - uma música antiguinha me passou pela cabeça, como uma epifania. Sandy e Junior construíram uma ponte em nós e ligaram seu coração ao meu, com o amor que existe em nós.

 Samyta chora ao assistir Sandy & Junior cantando no palco do 'Caldeirão' — Foto: Tv GloboSamyta chora ao assistir Sandy & Junior cantando no palco do 'Caldeirão' — Foto: Tv Globo
 
Colaboração:
Akira Matsui
Ana Guerra
Bernardo Duarte
Bruna Zimbrão
Caca Marcondes
Guilherme Manhães
Guilherme Toscano
Lucia Kalies
Nilo Maia
Rafael Dias
Rafael Pereira
Raphael Almeida
Thiago Fontolan
Winny Soyat