17 de abr. de 2005

17/04 - 21 segredos de Junior. O irmão de Sandy chega à maioridade

Na segunda-feira passada (11), Junior Lima completou 21 anos. Com 15 anos de carreira ao lado da irmã, Sandy, 22, ele passa por um momento em que procura se firmar como músico e instrumentista. Em sua banda, Soul Funk, Junior é vocalista e baterista, mas também sabe tocar guitarra, violão, piano e percussão. A vida do filho de Xororó, 47, e Noely, 44, sempre foi acompanha pela mídia. Muito já foi dito e mostrado sobre o cantor. Já teve sua sexualidade questionada, foi chamado de brega e teve de engolir quando disseram que ele vivia à sombra de Sandy. Agora, que alcançou a maioridade, revela a Contigo! 21 segredos que nunca contou.

1) Ruim de xaveco "Sou uma negação na arte da cantada. No Brasil, ainda é mais fácil, porque as meninas me conhecem. Mas, quando estou no exterior e quero me aproximar de uma garota, é um tormento. Não conheço os truques do xaveco. Em outro idioma, é pior."

2) Já levou um fora "Há seis anos, eu era louco por uma garota. Só falei com ela quando tive certeza de que o interesse era recíproco. Ela me deu o fora e contou para todo mundo. Depois, quis ficar comigo. Disse que não queria e também contei para a turma."

3) Bom de miojo "Quando estou no meu apartamento (em São Paulo) e bate aquela preguiça de sair, apelo para o miojo. Fico em casa, de cueca e boné, e preparo o jantar. Mas faço de forma especial. Meu miojo leva pimenta e queijo ralado."

4) Já tomou um porre "Certo dia, quis saber como era ficar de porre e falei para o meu pai. Ele organizou uma espécie de porre coletivo. Eu, meu pai e minha irmã enchemos a cara de caipirinha, em casa mesmo. Só minha mãe ficou de fora. Foi o primeiro e último porre da minha vida."

5) Tremeu diante de um ídolo "Sempre fui fã do roqueiro Lenny Kravitz. Por isso, não poderia perder os shows que ele fez no Brasil, no mês passado. Ao chegar perto dele, eu suava, minha voz não saía e a mão tremia. Senti o que é encontrar um ídolo."

6) Acha que já teve visual brega "Até pouco tempo, eu era motivo de chacota, por causa do meu visual. A franja curta, arrepiada, com o cabelo mais comprido atrás, que usava na infância, é perdoável e ficava bonitinho. Mas me envergonho da franjona lisa, de lado, que adotei depois. Como eu fiz aquilo?"

7) Queria ter começado a estudar bateria antes "Há cerca de um ano, comecei a ter aulas de bateria. Pouco depois, montei a minha banda, a Soul Funk, e percebi como é delicioso tocar bateria. Se eu soubesse que era tão bom, teria começado antes."

8) É pé no chão "Apesar de tudo o que já fizemos, eu sempre faço a linha mais contida. Nas reuniões de trabalho, vejo todo mundo sonhando alto e digo para tirarem o pé do acelerador. Sou cauteloso."

9) É alvo das brincadeiras dos amigos "Meus amigos adoram tirar onda da minha cara. Principalmente, quando sai alguma notícia sobre minha vida amorosa. No Carnaval deste ano, eu apareci numas fotos abraçado a Ivete Sangalo. Foi um prato cheio para eles. Zoaram muito."

10) Tem mania de camisetas brancas "Sou mais chegado num look casual. Sou viciado em camisetas brancas. Gosto tanto que, certa vez, comprei oito camisas idênticas. Esse tipo de roupa é um curinga. Uso para sair, para malhar e para ficar em casa. Combina com bermuda e calça jeans."

11) Acabou com o balé nos shows "Ter muita gente no palco tirava o foco da música. No ano passado, resolvi tirar o balé dos shows da nossa dupla (referindo-se a Sandy e Junior). Acho que, assim, o palco fica mais livre para o público admirar o nosso trabalho."

12) É o diretor musical dos shows da dupla "Eu comecei como supervisor musical de Sandy e Junior. Dava palpites no repertório, nos arranjos e na ordem das músicas. Recentemente, assumi a direção musical dos nossos espetáculos. Hoje, me sinto preparado e todas as decisões passam por mim."

13) Crise de choro no Rock in Rio "No dia 18 de janeiro de 2001, iríamos nos apresentar no Rock in Rio 3 e achávamos que as pessoas não estavam ali para nos ver. Fiquei muito tenso. Mas o show foi um sucesso. Quando terminou, fiquei tão aliviado que chorei pra caramba."

14) Nunca deixou de dar um autógrafo "Nesses 15 anos de carreira, já perdi as contas de quantos autógrafos dei. Mas nunca disse não a um fã que se aproximou para me pedir um autógrafo. Sei o quanto isso é importante para eles."

15) Faz a linha largado "Não tenho vaidade. Esse papo de que eu fiz alisamento no cabelo e passei por sessões de bronzeamento artificial não tem fundamento. Sou tão desencanado que, quando não estou trabalhando, nem faço a barba. Fico horrível, mas nem ligo."

16) Só começou a falar aos 3 anos "Fui um bebê muito calado. Tinha 3 anos e não falava uma palavra. Meus pais já estavam desesperados. Não sabiam mais o que fazer. De uma hora para outra, comecei a falar tudo. A partir daí, tive um desenvolvimento normal. Sandy sempre foi a tagarela da família."

17) Foi vaiado e xingado num show "No ano passado, em São Paulo, fiz uma participação especial num show de Andreas Kisser, da banda de heavy metal Sepultura. Fui recebido com hostilidade (na ocasião, Junior foi vaiado e chamado de "veadinho"), mas peguei a guitarra, toquei e saí aplaudido."

18) Assume que é protegido pela mãe "Sei que as pessoas me apontam como um legítimo filhinho de mamãe. É verdade que ela está sempre por perto, mas isso só acontece porque trabalhamos juntos. A intromissão dela se limita ao âmbito profissional. Minha mãe e meu pai sempre me educaram com total liberdade."

19) Adora não ser o centro das atenções "Para uma pessoa como eu, que estou habituado a ser o centro das atenções, ficar relegado ao fundo do palco, escondido atrás da bateria, como ocorre na banda Soul Funk, poderia ser estranho. Mas, para mim, não é. Pelo contrário, gosto muito disso. Não ser a figura mais importante do show é ótimo."

20) Ganhou a sua primeira bateria aos 3 anos "Antes mesmo de aprender a falar, eu já dava meus primeiros passos com as baquetas. Era meu brinquedo preferido. Meus pais, todos orgulhosos, gravavam as minhas performances em vídeo. O mais engraçado é que eu até tocava bem."

21) Não ficou frustrado com o filme Acquaria "Todo mundo fala que o filme (protagonizado por ele e pela irmã, em 2003) foi um fiasco. Não concordo. Tínhamos consciência de que a história, uma ficção científica, não tinha muito apelo comercial. Sabíamos onde estávamos pisando. Foi uma experiência incrível. Faria tudo novamente."