27 de set. de 2019

Liah Soares, compositora de sucessos de Sandy e Junior, relembra trabalho com a dupla

Cantora e compositora fala sobre o trabalho com Sandy e Junior
Cantora e compositora fala sobre o trabalho com Sandy e Junior Foto: Reprodução Instagram
“Se Sandy e Junior estavam gravando uma música minha, é por que eu estava no caminho certo” foi o que Liah Soares pensou quando a dupla gravou pela primeira vez uma de suas composições, a música “Nada é por acaso”.

— Eu ouvia Sandy e Junior cantando “Vamos construir” em um televisão velha no interior do Pará, alguns anos depois, Junior estava me ligando e dizendo que tinha uma melodia ótima para uma música — conta a artista que teve diversas composições gravadas pela dupla.

Liah é uma das compositoras por trás de sucessos como 'Desperdiçou' e 'Nada vai me sufocar
Liah é uma das compositoras por trás de sucessos como 'Desperdiçou' e 'Nada vai me sufocar Foto: Reprodução Instagram
Antes de “Nada é por acaso” a dupla quase gravou uma outra composição de Liah. Morando em São Paulo para tentar a vida na música, ela começou a se apresentar em barzinhos até que um compositor ouviu uma de suas apresentações e a levou até uma editora. Lá, ela mostrou uma música chamada “Fotos no espelho” e todo mundo amou.

— Sandy e Junior estavam se preparando para gravar o show da turnê “Quatro estações” e ficaram entre essa música e “A lenda” - conta.

Os irmãos acabaram escolhendo “A lenda”, que se tornou um de seus maiores sucessos. Mas a composição de Liah também teve a sua vez, a faixa foi gravada pela Angélica em 2001. Com isso, a jovem viu que poderia começar sua carreira como compositora, deixou mais algumas músicas na editora e elas foram sendo gravadas por artistas como KLB, Wanessa Camargo, Rick e Renner e, finalmente, Sandy e Junior.

Liah trabalhou algumas vezes com a dupla, e construiu uma relação tão próxima que Junior ligava para ela perguntando se tinha alguma música nova. Para eles, Liah compôs, além de “Nada é por acaso”, os hits “Desperdiçou”, “Nada vai me sufocar” e outras faixas que não se tornaram músicas de trabalho. A paraense diz que mesmo escrevendo para outro artista, é impossível não é impossível não colocar suas próprias experiências na música.

— Sempre tem algo pessoal, até escrevendo para outros artistas. Mesmo que não tenha acontecido comigo, é o que eu sinto, meu jeito de olhar, algo que me tocou… Sempre tem um olhar do autor — diz, mas sem revelar as inspirações por trás de cada composição — Desperdiçou tem uma história mas não vou falar nem morta.


 Liah teve a oportunidade de ver suas músicas sendo tocadas ao vivo esse ano durante o show da turnê "Nossa história" em São Paulo e viu um coro de 45 mil pessoas gritando suas composições.
— É uma sensação indescritível. Vem um filme na cabeça, ver os dois tocando as mesmas notas todos esses anos depois me levou de volta àquela época.

Trabalhando como compositora, Liah também conseguiu seu primeiro contrato de gravação e em 2004 ela lançou seu primeiro álbum, que trazia os sucesso “Garotas Choram Mais” e “Poesia e Paixão”.

Liah foi uma das finalistas da primeira temporada do The Voice Brasil
Liah foi uma das finalistas da primeira temporada do The Voice Brasil Foto: Roberto Moreyra
Desde então ela lançou outros três álbuns, um dvd, foi finalista da primeira temporada do The Voice e continua escrevendo para outros artistas.

— A Wanessa me ligou um tempo atrás porque não estava conseguindo escrever uma música sobre ser mãe, ela dizia que tentava compor e começava a chorar. Então, a gente bateu um papo, ela me disse o que estava sentindo, eu escrevi algo e ela amou. Isso é uma sensação maravilhosa — conta sem revelar quando vamos poder ouvir essa nova música da Wanessa.

De volta ao Brasil depois de um curto período em Portugal, agora a cantora se prepara para lançar um novo álbum produzido por Zeca Baleiro. O primeiro single ainda não tem data de lançamento, mas é uma parceria com o cantor e ela promete que sai ainda esse ano.
Fonte: Extra