Jamari França - O Globo Online
RIO - O ''Acústico MTV de
Sandy e Junior'' (Universal Music) é um grande presente da dupla para
seus fãs. Numa produção impecável, os dois atualizam o repertório de 15
anos de carreira discográfica com uma roupagem adulta muito bem tocada e
arranjada, mérito de uma grande banda e dos produtores Junior e Paul
Ralphes.
A diretora Romi Atarashi foi feliz na parte
visual. A começar pela idéia de botar os irmãos frente a frente no meio
do palco com os músicos em volta. Esta configuração permite tomadas
muito bonitas em que ela pega detalhe de um deles em primeiro plano e a
imagem do outro em plano americano, alternando o foco. Na participação
de Lulu Santos na guitarra slide em "Você pra sempre", Romi faz algumas
imagens sensíveis que pegam as mãos de Lulu com Sandy ao fundo.
O
cenário não polui o visual, o espectador tem imagens bem nítidas de
Sandy e Junior em fundo escuro, evitando a poluição visual de antigas
produções. O tapetão de lâmpadas colocado acima dos dois funciona como
uma espécie de céu estrelado, com reflexo no piso que possibilita
tomadas de grua de grande impacto visual. A ''editite'' é um mal antigo
da MTV, parece que a emissora acha que uma imagem não pode ter mais de
alguns segundos sob pena do espectador se entediar. Esta diretriz foi
perniciosa no DVD de Fernanda Abreu, por exemplo, com as belas
coreografias dela e de seus convidados dançarinos fracionadas de tal
modo que impossibilitavam sua apreciação e eram coreografias muito
legais, como sabe quem foi à gravação do DVD.
Outro
problema eterno do "Acústico" é prender os intérpretes a assentos, o que
compromete o gestual e deixa Sandy sempre na mesma posição. Junior,
pelo menos, tem as variações de tocar violão, batucar nas costas do
instrumento e tocar um pequeno kit de percussão. A espaçosa Ivete
Sangalo, participação especial numa versão blues de "Enrosca", também se
ressente da prisão do banquinho, embora diga nos extras que estava
indisposta naquele dia.
Nos extras, os irmãos tentam
explicar as razões da separação, um lance meio instintivo de um olhar
para o outro de repente e decidir que estava na hora. Mostram os ensaios
em Campinas, QG da dupla, no estúdio que Junior tem ao lado do quarto,
depois em São Paulo e, finalmente, num ensaio geral com platéia, idéia
da diretora para o teste final antes dos dois dias de gravação, 5 e 6 de
junho.
O DVD tem as mesmas 21 canções do CD lançado há
dois meses. Obviamente, a imagem é o grande diferencial. Os irmãos
trocam um abraço emocionado quando cantam ''Maria Chiquinha'', sucesso
deles ainda molecotes, o hermano Marcelo Camelo se converte em João
Gilberto de terno e violão numa versão bossa nova de "As quatro
estações", Lulu Santos, no camarim, bate repetidamente com a porta na
cara da equipe de filmagem, Ivete Sangalo conta como acordou passando
mal, mas foi assim mesmo porque os meninos estavam esperando.
E
mais: os músicos falam bem dos patrões (e podia ser diferente?) e Sandy
ensaia a música ''Abri os olhos'' numa troca constante de olhares com o
parceiro e noivo Lucas Lima. A despedida, planejada para ir até
dezembro, deve entrar pelo ano que vem devido à demanda. Em São Paulo
marcaram três sessões extras, já esgotadas. Despedidas são sempre um
ótimo negócio. Voltas também...